Vídeos

Mais de 1,3 mil crianças disputam os Estaduais Sub-12 e Sub-13 de basquete 2019 22/04/2019

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) dá início a quatro Campeonatos Estaduais: Sub-12 e Sub-13, masculino e feminino. Serão 88 times nas quatro competições e mais de 1.300 atletas pelas quadras de 24 cidades de Santa Catarina. A primeira rodada vai desta quinta-feira (11) até domingo com um total de 40 partidas (476 no total). Os jogos de abertura serão em Itajaí com os confrontos entre Salesiano e A.D. Brusuqe pelo Campeonato Estadual Masculino Sub-12 e Sub-13.

Neste ano, a novidade é a junção das modalidades sub-12 e sub-13, ou seja: os clubes inscritos atuarão nas duas categorias. Com isso, os jogos serão realizados em rodadas duplas o que otimiza os investimentos com transporte, logística e custos operacionais, e aumentam o vínculo dos mais novos com o basquete.
O presidente da FCB, Fábio Deschamps, falou como estas categorias são importantes para o base da modalidade em Santa Catarina. “O sub-12 e o sub-13 são as categorias mais jovens que temos na Federação e as que possuem mais times inscritos, é um orgulho trazer crianças para o basquete que é uma atividade que integra e desenvolve habilidades sociais como empatia, respeito, trabalho em grupo entre outras coisas. Além disso, o trabalho valoriza o nosso estado como formador de atletas, pois da quantidade se tira qualidade e o Basquete Para o Amanhã é um projeto que proporciona isso”.

O Basquete do Amanhã é realizado desde 2014 pela FCB que atende às modalidades sub-12, sub-13 e sub-15 com o objetivo de massificar o basquete entre crianças e adolescentes do estado. O projeto é um dos propulsores para o número de times participantes nos Campeonatos Estaduais de 2019 sendo 130 times dos 188 inscritos (42 times do sub-15 e 44 times do sub-12 e sub-13).

As equipes participantes recebem auxílio para manter suas atividades como tabelas, bolas, placares e subsídio para despesas quando disputam competições estaduais, assim como cursos de capacitação aos técnicos.

Texto: Lucas Inácio / Imprensa FCB
Vídeo: Flavia Zapellini

+ VÍDEOS