Vídeos

Clínica de Padronização de Arbitragem 2019 26/03/2019

Vai subir a bola para a temporada 2019 do basquete catarinense e os homens e mulheres do apito já estão preparados. A Federação Catarinense de Basketball (FCB) contará com 169 profissionais em seu quadro de arbitragem que começa na próxima sexta-feira (29), com o início dos Campeonatos Estaduais Sub-17 masculino e feminino. Estão registrados 85 árbitros, 60 oficiais de mesa e 24 representantes para atuar nos mais de 1,3 mil jogos do ano incluindo estaduais, taças e copas.

O número é um recorde no quadro da FCB e cresceu 25% em relação à última temporada. Além da manutenção dos profissionais experientes, o recorde deve-se também ao número de jovens que iniciaram na arbitragem com os cursos realizados pela FCB ao longo de 2018.

“É um quadro com muitos árbitros jovens, o que isso mostra renovação, e também com muita representatividade nas ligas nacionais como NBB, LBF, Liga Ouro e Campeonato da CBB, além das competições de base, eu vejo que a Federação Catarinense está indo para um caminho muito bom e isso fortalece o basquete nacional como um todo”, falou o coordenador de arbitragem da CBB, Vander Lobosco Nunes.

Nunes foi um dos um dos ministrantes da Clínica de Padronização de Arbitragem da FCB no último dia 15, encontro anual realizado para a atualização de regras FIBA, regulamentos, ética, orientações gerais, testes físicos e de conhecimento. O evento, que também contou com Enaldo Batista, árbitro FIBA do quadro da FCB, é obrigatório a todos os profissionais.

Arbitragem de ponta

A clínica é apenas uma das ações que colocam Santa Catarina como destaque nacional na área. Em 2019, o basquete do estado vai contar com três árbitros internacionais e 24 árbitros nacionais, além de 16 oficiais de mesa nacionais – os demais profissionais das duas funções são classificados como regionais, iniciantes ou novatos. Desde 2018, a Coordenação de Arbitragem da FCB criou um plano de carreiras em que cada um recebe de acordo com sua função e a categoria dos jogos atuados.

Vale lembrar que a FCB contou com árbitros de seu quadro nas últimas duas Olimpíadas e dois Mundiais de Seleções da FIBA. Destaque para as decisões dos Jogos Olímpicos de 2012 e do Mundial de 2014 com Cristiano Maranho (hoje na Federação Paranaense), além de Guilherme Locatelli (árbitro FCB) e do próprio Maranho nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Os próximos megaeventos do basquete internacional serão o Mundial de 2019 e as Olimpíadas de 2020.

Texto: Lucas Inácio / Assessor de Imprensa FCB
Vídeo: Flavia Zapellini

+ VÍDEOS