Noticias
Quando conheci João Camargo Neto, técnico do basquete feminino de Blumenau, em 2013, ele estava passando o chapéu. Praticamente implorando por dinheiro, para falar a verdade, tentando viabilizar a participação na Liga Nacional daquele ano. Lembro-me do semblante dele um tanto quanto decepcionado, sabendo que no final das contas não conseguiria o que precisava e teria de ficar de fora da principal competição do país.
Lá se vão três anos desde que o time teve que dar um passo para trás e recomeçar,confiando no trabalho de base — e mesmo assim conquistando títulos atrás de títulos — até a boa notícia que chegou no fim de setembro: o retorno à Liga estava confirmado.
A inscrição foi feita no último dia 23, mas a informação só foi divulgada nessa semana após uma reunião entre Camargo e o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB) Oscar Archer. O encontro definiu pelos valores que serão repassados pela entidade que vai garantir base financeira para a equipeblumenauense.
Os números não foram divulgados pela FCB, mas imagina-se que são consideráveis, já que cada clube precisa apresentar aos organizadores do campeonato um orçamento deR$ 500 mil — o mesmo que ocorre na Liga Ouro, segunda divisão do Novo Basquete Brasil (NBB), no caso do masculino. Camargo explicou que agora a busca é por “três ou quatro patrocínios pontuais” para fechar o valor exigido pela Liga.
— O que eu fiquei muito feliz é que mesmo com a dificuldade que o esporte e as empresas estão passando com a crise econômica, as pessoas não estão nos negando apoio. É isso que está me animando cada vez mais – conta Camargo.
A informação inicial é de que a competição será disputada por oito equipes, o que será confirmado em uma reunião do conselho técnico no início desse mês. A liga feminina é gerida pelo NBB e terá o televisionamento por parte do SporTV, o que ajuda na busca por recursos.
ELENCO
Dentro de quadra, a ideia é manter o elenco que busca o heptacampeonatocatarinense e contratar cinco atletas, fechando um grupo com, no mínimo 12 e no máximo 14 jogadoras. As negociações já estão encaminhadas e o treinador acredita que é possível formar uma equipe competitiva para buscar um algo mais na competição que deve começar no final de novembro — logo após os Jogos Abertos de Santa Catarina — e se estender até abril.
— Já temos um contrato prévio com algumas meninas e os negócios serão fechados no decorrer de outubro. Queremos trazer duas ou três jogadoras experientes que deem suporte para as mais jovens que precisarão buscar espaço — explica o treinador.
GINÁSIO
Poucas coisas estão definidas, já que a confirmação da participação na Liga mal saiu do forno, mas o local onde o time blumenauense jogará está confirmado: Galegão. Uma conversa entre João Camargo Neto e o presidente do Parque Vila Germânica,Ricardo Stodieck, selou a parceria entre o poder público e o time que, pelo menos durante os jogos do Nacional, deixará de atuar no Ginásio Nelson Busarello, no Vasto Verde.
SIGNIFICADO
Disputar novamente a principal competição do basquete feminino do país era um sonho das meninas de Blumenau que vêm participando apenas de campeonatos regionais e também uma questão de honra para aqueles que tomam frente ao esporte na cidade. Camargo não escondeu a emoção quando falou sobre essa volta à Liga:
— O basquete me deu tudo que tenho na vida e vou sempre buscar uma forma de retribuir isso, seja às meninas com quem trabalho hoje, seja aos colegas, seja ao público, tanto faz.
Texto: Augusto Ittner do Jornal de Santa Catarina
- Com 10 times, FCB dá início à 13ª Copa SC Adulto Masculino na próxima quarta (8) 03/09/2021
- Conheça os quatro finalistas da Copa SC Sub-18 Masculino e da Taça FCB 30/08/2021
- S.R. Mampituba conquista a Copa SC Adulto Feminino em rodada emocionante 30/08/2021
- Basquete Transforma SC: parceria entre FCB e NSC chega para mostrar como o basquete muda vidas 25/08/2021
- Joinville recebe a Copa SC Adulto Feminino no fim de semana. Sub-18 Masc inicia fase de grupos 25/08/2021
- Com três catarinenses, FIBA anuncia árbitros e comissários brasileiros até 2023 24/08/2021
- Blumenau conquista a prata inédita na LBF e faz história no Basquete Catarinense 23/08/2021
- ACOB vence Copa SC Sub-20 Masculino invicto e Hunters fica com o ouro da Taça FCB 23/08/2021
- Blumenau volta ao Galegão tendo que vencer para sobreviver na Final da LBF 21/08/2021
- Catarinenses da Seleção Sub-18 mostram o potencial do basquete 3x3 em SC 20/08/2021