Noticias

Três catarinenses passam para as quartas de final do Campeonato Brasileiro 16/05/2021 2:09

Três equipes catarinenses estão classificadas para as quartas de final do Campeonato Brasileiro de Basquete. Após um sábado (15) de repescagem na Arena Brusque, Basquete Joinville e Brusque Basquete garantiram vaga e se juntaram ao Flamengo Blumenau na próxima fase. O time do Norte do estado venceu o Vila Nova por 80 a 74, enquanto os donos da casa se classificaram por W.O. após o Anápolis Vultures anunciar sua saída da competição. O Joinville Blackstar, outro catarinense que entrou em casa, fez um jogo disputado contra o Londrina, mas foi derrotado por 83 a 79.


Lucas Britto foi o destaque do jogo com 38 pontos e 14 rebotes (foto: Lucas Inácio / FCB)

“Das quatro equipes tivemos três classificadas e a eliminação do Blackstar em uma partida por detalhes. Isso mostra que estamos no caminho certo, fazendo um basquete de qualidade, investindo muito aqui na base sem esquecer do adulto que é o que chama a atenção e estimula as pessoas a praticarem e acompanharem, e a consequência do trabalho é essa, força de vontade, gestão e muito apoio com todo mundo unido em prol da modalidade”, falou o presidente Fábio Deschamps em entrevista ao Clube do Basquete.

Os catarinenses classificados começam sua disputa por uma vaga no Final Four da competição nesta segunda-feira (17). A certeza é que pelo menos um estará lá, pois Flamengo Blumenau e Basquete Joinville se enfrentam revivendo o clássico que decidiu os Estaduais de 2018 e 2019 (ambas com vitória blumenauense), além da Copa Brasil-Sul 2019 e Copa SC 2018 (ambas com vitória de Joinville). No total, equipes das duas cidades já se enfrentaram nove vezes em decisões de Campeonato Estadual desde a criação da Federação Catarinense de Basketball, em 1995.


Brusque Basquete venceu por W.O. e vai buscar a vaga no Final Four (foto: Diego Maranhão / Brand / CBB)

Já o Brusque Basquete enfrenta o União Corinthians (RS), equipe que foi adversária na primeira fase na Conferência Hélio Rubens. Nas duas partidas, ambas na Arena, os visitantes levaram a melhor com uma vitória por 87 a 78 no turno e por 100 a 69 no último jogo do returno em uma partida para cumprir tabela. Os outros confrontos das quartas de final são entre Novo Basquete Ponta Grossa (PR) e Botafogo (RJ), Osasco (SP) e Londrina (PR).

A participação das equipes catarinenses no Campeonato Brasileiro e a realização da etapa final em Brusque têm apoio da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Trimania.

Veja mais fotos clicando aqui

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS