Noticias

Nota de Pesar: Luiz Carlos Machado, vice-presidente fundador da FCB 17/08/2021 17:19

É com profunda tristeza que a Federação Catarinense de Basketball, por meio de seu presidente, vice-presidente, diretoria, funcionários, clubes filiados e colaboradores, manifesta seu pesar pelo falecimento de Luiz Carlos Machado, uma das grandes figuras de sua história, um ex-atleta, dirigente e um dos líderes que fez o basquete catarinense ser do tamanho que é hoje. Sr Machado, ou Machadinho para os mais próximos, foi o primeiro vice-presidente da FCB no mandato que foi da fundação da entidade no dia 31 de março de 1995 até 1999. Antes disso, foi uma das lideranças da modalidade na Fundação Atlética Catarinense e toda essa trajetória o levou a ser um dos cinco condecorados na primeira turma de Beneméritos, em 2014, e a primeira turma de Grande Benemérito da FCB, em 2019.


Luiz Carlos Machado recebeu a comenda de Grande Benemérito, em 2019 (Foto: Carlos Pontalti)

Natural de Florianópolis, Luiz Carlos Machado trilhou uma linda carreira no basquetebol. Como atleta, iniciou nos anos 50 sendo campeão mundial de Lance Livre, em 1956, além de conquistar títulos juvenil e adulto Brasileiro pela seleção catarinense, e títulos estaduais representando o Lira Tênis Clube, o Clube Doze de Agosto e também a Seleção de Florianópolis. Como técnico, durante 20 anos, conquistou títulos no Clube Doze e também na Astel, tornando ainda maior sua coleção de troféus e medalhas.

“Me sinto honrado, no sentido de eu ter ajudado o basquete de Florianópolis e de Santa Catarina. Eu desejo que o basquete de SC não se contente até onde chegou, esse seria o ponto que eu sugeriria à FCB: sempre um passo a mais. Creio que aí, nós vamos ter uma abrangência maior, não apenas pelo jogo, mas pela amizade, pelo esporte, pela contribuição de todos que praticam e vivem ao redor do basquete”, falou Machado ao receber a comenda de Grande Benemérito em 2019.

A comunidade do basquete catarinense se solidariza com os familiares, amigos enlutados e demais companheiros de vida de Luiz Carlos Machado, um eterno entusiasta do basquete catarinense.

+ NOTÍCIAS