Noticias

Maurício Camaroto e Enaldo de Souza formam a nova Coordenação de Arbitragem da FCB 12/08/2021 15:02

A conclusão do Circuito Catarinense de Basquete 3x3, no último domingo, marcou a estreia da modalidade na Federação Catarinense de Basketball, mas também marcou por ser o primeiro desafio do novo Coordenação de Arbitragem da FCB em seu primeiro mês de trabalho: e com sucesso. Com a dura missão de dar continuidade ao trabalho de Dóris Castro, a Federação preparou um time com o árbitro da FCB Maurício Camaroto assumiu o cargo de coordenador, no início de julho, e tem a parceria com Enaldo De Souza, árbitro FIBA e atual coordenador de arbitragem da CBB, como supervisor de arbitragem, prestando consultorias e auxiliando na função.

Professor doutor em Ciências do Movimento Humano pela Udesc, Camaroto é árbitro na categoria nacional e faz parte do quadro da FCB desde 2010. Já Enaldo dispensa apresentações e ser benemérito da FCB é algo que indica o tamanho de sua história no basquete catarinense. É árbitro internacional, comissário e instrutor da FIBA e, em sua carreira extensa, já atuou em Jogos Pan-Americanos, Pré-Mundiais, Sul-Americanos, NBB, além de diversos Campeonatos Estaduais e Jogos Abertos.

Por isso fizemos uma entrevista com a dupla falando sobre o início do seu trabalho e os próximos desafios até aqui.

Entrevista com Maurício Camaroto:

FCB – Como foi para você assumir a coordenação de arbitragem da FCB?
Maurício Camaroto – É um imenso prazer ser lembrado pela Federação para assumir uma posição dessas e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, tanto pelo cargo de gestão de um dos quadros mais qualificados do país, quanto pelo fato do desafio de substituir uma das grandes personalidades do basquete catarinense. A intenção é dar continuidade ao excelente trabalho que a nossa grandiosa Dóris (in memoriam) já havia iniciado, dando possibilidade para todos aparecerem, darem continuidade as suas carreiras e evoluírem dentro dos seus objetivos pessoais. E todo esse pensamento inicial de oportunidades estará sempre ligado a contrapartida dada pelo oficial em seguir investindo em si mesmo e na sua carreira.

FCB – Como está a transição de sair da quadra para assumir essa parte de gestão?
Camaroto – Nunca tinha sequer passado pela minha cabeça e nem em minhas ambições assumir esse cargo de gestão, mas são geralmente nesses momentos que as oportunidades aparecem, que os grandes desafios surgem. E é exatamente assim que eu encaro essa transição, uma oportunidade, um desafio e uma grande honra. Agora ainda é hora da adaptação, mas fui muito bem recebido por todos, os quais se mostraram solícitos a ponto de me sentir confortável em estar nessa posição. Porém, foi tratado desde o primeiro momento entre os envolvidos que será um trabalho coletivo e que vou precisar da ajuda dos demais.

FCB – Quais os projetos para os próximos meses?
Camaroto – O pensamento é de dar continuidade a um trabalho já consolidado e de sucesso, incentivando e cobrando o investimento pessoal na carreira e abrindo oportunidade aos que se mostrarem merecedores. Em suma, manter o quadro de oficiais de arbitragem da FCB entre os melhores, mais respeitados e com as melhores condições de trabalho.


Maurício Camaroto, novo coordenador de Arbitragem da FCB, atuando em 2018 (Foto: Adriano Krischke / FCB)

Entrevista com Enaldo de Souza

FCB – Como está sendo a dinâmica nesse início de trabalho?
Enaldo - Está sendo um trabalho conjunto entre mim e o Camaroto, com o auxílio do Gastão na parte técnica, da presidência e de toda a Federação. Para início, fizemos um levantamento de todos os ativos, tanto árbitros quanto oficiais de mesa, para ver aqueles que têm ambição de progredir na carreira, incentivar quem estava desmotivado, e buscar novos valores da arbitragem com cursos que estão vindo por aí, para suprir as demandas que temos, apesar do quadro bem extenso, também temos uma quantidade de jogos grande e precisamos aumentar nosso quadro.

FCB – E para você, que agora é coordenador de arbitragem da CBB, é muito diferente estar em outra área?
Enaldo - Sair da quadra acontece aos poucos, ainda não saí definitivamente, nesse ano ainda devo auxiliar em alguma categoria que precisar, possivelmente um adulto, mas bem pouco. De certa forma é um processo que acontece ao longo dos anos, vem desde 2011 quando deixei de ser árbitro internacional, trabalhando somente dentro de Santa Catarina como árbitro. Por outro lado, tem um tempo que trabalho fora da quadra na Confederação e na Federação, então já estou acostumado e algumas dificuldades que eu tenho nessa parte administrativa, sempre tem alguém para auxiliar, mas aos pouquinhos isso se aprende.

FCB – E os próximos passos, quais os projetos
Enaldo - Os projetos hoje são de manter o trabalho que foi excelentemente feito pela Dóris nos últimos anos. Mesmo com a dificuldade da pandemia, o desafio é capacitar cada vez mais a arbitragem, usando as ferramentas tecnológicas e se fazer presente nas quadras, observando, vendo o trabalho ser realizado para podermos fazer uma análise. Incentivar o nosso quadro e investir em potenciais que nós temos para subir de carreira, representando Santa Catarina em competições nacionais e internacionais, como é a nossa cultura. É um grande desafio, é um desafio legal junto com o Camaroto, que é um profissional de extrema competência, por isso tenho certeza que a Coordenação de Arbitragem vai fazer um próximo trabalho.


Enaldo de Souza, coordenador da CBB, instrutor FIBA e supervisor de arbitragem da FCB (Foto: Lucas Inácio / FCB)

Texto: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS