Noticias

Guia do Campeonato Estadual Adulto Masculino 2020 04/11/2020 11:16

CHEGOU O TÃO AGUARDADO DIA. Depois de uma temporada de muitas incertezas e expectativas, finalmente vai subir a bola em Santa Catarina. Nesta quarta-feira (4 de novembro), dois jogos abrem a primeira rodada do Campeonato Estadual Adulto Masculino de Basquete 2020, que será todo disputado na Arena Brusque até o próximo domingo (8). No jogo de abertura, às 18h30, teremos o jovem clássico entre Joinville Blackstar e Basket São José pelo Grupo B, duas equipes que se enfrentaram três vezes no último Estadual, incluindo na disputa pelo bronze. Em seguida, às 20h30, será a vez do Grupo A com o grande clássico catarinense entre Basquete Blumenau (atuais tricampeões) e Brusque Basquete (donos da casa), confronto que decidiu cinco vezes o Estadual entre 2013 e 2017. ABLUJHE (Joaçaba) e AVIBA (Videira) estreiam nesta quinta-feira (5). Todos os 10 jogos da competição serão transmitidos pelo canal da Federação Catarinense de Basketball (FCB) no Youtube e pelas páginas da FCB e do Esporte SC no Facebook.

O Campeonato Estadual Adulto Masculino 2020 conta com seis equipes divididas em dois grupos de três, com os dois melhores passando para as semifinais no sistema 1ºA x 2ºB, 1ºB x 2ºA. Os vencedores disputam a final e os perdedores o bronze ( veja a tabela completa ).

Basquete Blumenau
Os atuais tricampeões estaduais chegam com o objetivo de levar o tetra mantendo a mesma base da equipe campeã em 2019 e com os reforços de Luiz Semmke e Vinícius Gobor que não atuaram na campanha do último ano por lesão. Com um elenco muito forte e entrosado, a equipe pode chegar à sua oitava final consecutiva de Estadual.
"Estamos vivendo um ano difícil e isso vale para todas as equipes, mas quando entrarmos em quadra daremos o nosso melhor para ganhar. Tivemos pouco tempo de treinamentos, mas estamos motivados e os atletas ansiosos para jogar", falou o técnico Christian Nau.

Elenco: Gustavo, Natan; Luiz Semmke, Jorge Iglesias, Vinícius Gobor, Adolfo, Afonso e Henrique; André, Lazzaris e Atílio.

Joinville Blackstar
Depois de um crescimento meteórico e dois bronzes nos últimos dois Estaduais, o Joinville Blackstar é uma realidade mais que consolidada no basquete catarinense. A equipe investiu bastante para a temporada 2020, montou um elenco forte e pleiteou participação na próxima edição do NBB – infelizmente não conquistada. Agora a equipe olha para frente e tem como objetivo o inédito título Estadual na sua quarta temporada, dessa vez sob o comando de Rodrigo Carlos da Silva.
"Tivemos um ano atípico onde passamos praticamente o ano todo sem calendário, porém ao longo do ano conseguimos entrosar bem a equipe iremos nos dedicar muito para conquistar o primeiro título de campeão Estadual para o Blackstar. Sabemos que o caminho não será nada fácil, as equipes de Blumenau e Brusque dominaram a última década e se engana quem pensa que as equipes não se reforçaram para disputa, todas as equipes sem exceção investiram e apostaram novas peças, pois é o título do ano e um título importante para que as equipes e os clubes possam responder de certa forma por todo o trabalho realizado ao longo desta temporada”, falou o presidente Rodrigo Lima.

Elenco: João Loiro, Jefferson Socas, João Catalão (recém contratado Praia Clube MG), Romário Weber (recém contratado São José PR); William Wiehlhermann, Leandro Silva, Max Ribeiro, Dudu Crespo (recém contratado higth School EUA), Felipe Martins (categoria de base); Zezão Jerônimo (recém contratado basquete Chileno), Renato Scholz, Amandos Lother, José Mauro (recém contratado Unifae).

Basket São José
Depois do quarto lugar no ano passado (ainda como Grande Florianópolis), o Basket São José reformulou seu projeto e conta com o técnico André Germano à frente das equipes masculina e feminina no Estadual. No Masculino, o time conta com um elenco jovem e atlético, cheio de caras novas em Santa Catarina, todos entre 16 e 23 anos de idade.
“Desde que iniciou a pandemia a gente seguiu fazer um trabalho online, respeitando todos os protocolos, mas imaginando que poderia chegar um momento de uma competição e isso nos ajudou muito. A expectativa é de fazer uma boa competição, nosso primeiro objetivo é ser campeão, tem que manter essa mentalidade competitiva, e buscar o melhor lugar possível. Sabemos que vamos encontrar equipes bem preparadas também e sei que vamos ter uma boa competição e o basquetebol catarinense sair vencedor depois de um ano atípico”, falou o técnico André Germano.

Elenco: Vitor De Jesus, Rafael Da Silva, Caio Brandão, João Victor Otte, Adriel Pereira, Aigon De Souza, Matheus Da Silva, Henrique Seixas, Samuel Pereira, Herbert Souza, Cristofer Duarte, José Carlos Dos Santos, André De Oliveira, Marcelo Alves, João Victor Abade.

Brusque Basquete
Jogando em casa e cheio de tradição, a equipe do Brusque Basquete conta com um elenco experiente e o retorno de antigos conhecidos para tentar retornar a uma final desde 2017 (oitava consecutiva naquela ocasião). Com bons chutadores do perímetro, presença no garrafão e jogadores com muita experiência no Estado.
“Vai ser um campeonato de muito esforço de todas as equipes para superar toda essa diversidade de um ano atípico, mas com certeza vai ser uma competição forte, equilibrada, com muita rivalidade e jogos bons de se ver. Quem puder acompanhar às transmissões, tenho certeza que não vai faltar emoção. Nossas expectativas são as melhores, estamos jogando dentro de casa, claro que não somos favoritos, mas vamos brigar pelo título como fizemos nesses últimos anos. Isso a torcida pode esperar, vai ter time de guerreiro em quadra”, falou o técnico Alexandre Bicudo.

Elenco: Gigante, Lucas; Luiz, Gabriel, Erik, Pablo, Amilton, Otavio; Marcão, Raul, Nathan, Finão, Emílio.

ABLUJHE (Joaçaba)
Do Meio-Oeste e com novo comando técnico, a equipe da ABLUJHE vem forte para o Campeonato Estadual. Com uma mescla entre nomes que vêm construindo a bela história recente do time e jovens garotos da base, a da equipe de Joaçaba busca chegar entre os quatro primeiros colocados pela primeira vez nos anos recentes. No comando, o técnico Wesley Aguiar, conhecido do basquete catarinense pelo trabalho com a base em Lages e as boas campanhas da equipe feminina do Leoas da Serra na última temporada no Adulto e no Sub-19. E são nessas categorias que agora a ABLUJHE busca os resultados.
“A gente está com uma expectativa muito boa, queremos conseguir o pódio, é uma meta que a gente colocou para a nossa equipe buscar uma medalha e a gente vem se preparando muito bem, treinando durante 50 dias, acompanhamento físico e nutricional. Está uma mescla de seis jogadores experientes e seis da base e realmente vamos entrar para alcançar esse objetivo”, falou o técnico.

Elenco: Geovane Cézar, Wolfgang Blödorn, Jonata Lima, João Panfil, Luiz Scarassati; Giovani da Silva, Willian Moreira Costa, Renan Pazin, Samuel Gomes; Victor Zada, Nandão Ferreira, David Perusso, Maicon Leder.

AVIBA (Videira)
A AVIBA é mais um time do Meio-Oeste que chega com o objetivo de melhorar sua participação nos torneios estaduais, a equipe agora busca montar uma base para retomar o sucesso de onze anos atrás quando foi duas vezes consecutivas finalista do Campeonato Estadual. Com um time cheio de experiência, mesclando com alguns jovens atletas, a AVIBA busca figurar entre os quatro primeiros da competição.
“A competição será muito disputada, acreditamos que as seis equipes estão qualificadas e sempre foram as que chegaram entre as melhores do Estado, são equipes fortes, mas nosso objetivo é passar de fase e estar entre as quatro melhore. Nossos treinos foram intensos e acredito sim que a nossa equipe chega preparada”, falou o presidente e técnico da equipe, Fabiano Wonzonski.

Elenco: André Moreira, Felipe Legnani, Gustavo Henrique Queiroz, Luís Otávio Schaffer, Luiz Paulo Pinheiro, Osvaldo Landsteiner, Rafael Felini, Rodrigo de Oliveira, Tiago Arpini, Weliton Bianchi.

Texto e artes: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS