Noticias

Guia do Campeonato Estadual Adulto Feminino 2020 de Basquete 05/11/2020 13:16

Depois do retorno deles, agora é a vez delas voltarem à quadra. Mais de um ano desde o último jogo, começa nessa quinta-feira (5) o Campeonato Estadual Adulto Feminino 2020 de basquete até o próximo sábado (7) e dois jogos abrem a primeira rodada na Arena Brusque. Na primeira partida, às 14h30, o Basket São José enfrenta o Sociedade Ginástica de Joinville, e em seguida, as atuais tricampeãs do Basquete Feminino Blumenau enfrentam APAB Clube Concórdia (Porto União). Todos os seis jogos da competição serão transmitidos pelo canal da Federação Catarinense de Basketball (FCB) no Youtube e pelas páginas da FCB e do Esporte SC no Facebook.

O Campeonato Estadual Adulto Feminino tem quatro equipes que disputam um quadrangular todas contra todas, saindo campeã a melhor campanha. As vencedoras do primeiro dia se enfrentam apenas no sábado (veja a tabela completa). Vamos conhecer as equipes:

Basquete Feminino Blumenau
A equipe do Basquete Feminino Blumenau chega com o favoritismo de uma equipe que não perde em Santa Catarina há quatro anos, desde a decisão do título 2016, contra o C.B. Chapecó. De lá para cá foram três títulos Estaduais, três Sul-Brasileiros e três dos Jasc. O último jogo oficial foi justamente o título estadual em outubro de 2019. A equipe estava inscrita para mais uma edição da LBF 2020 e é com a força de um time de Liga Nacional e um elenco entrosado, mesclando atletas experientes e jovens, sob o comando do técnico João Camargo.
“A nossa expectativa para o Estadual é muito grande, nós estamos muito felizes por poder realizar o que a gente mais gosta que é estar em quadra, que as atletas possam praticar um bom basquetebol. Nós tivemos três semanas de treinamento, mas é difícil avaliar como vai ser o jogo, mas a vontade de estar em quadra é grande de fazer o nosso melhor, dar oportunidade às atletas mais jovens e já iniciar como uma preparação para a temporada que vem”, falou Camargo.

Equipe: Giulia Kuck, Mariana Camargo, Letícia Senff, Lis Dourado, Sabrina dos Santos, Kawanni Firmino, Bruna Rodrigues, Vitória Marcelino, Vitória Kons, Tatiana Conceição, Luana Prim, Letícia Gonçalves, Diana Ferreira.

Basket São José
Pelo segundo ano consecutivo o Basket São José participa do Campeonato Estadual Adulto Feminino, mas dessa vez com um novo projeto sob comando de André Germano (técnico também do masculino). Com uma mescla entre jovens atletas da base e jogadoras com experiência, a equipe também conseguiu trazer atletas de outras equipes que não participam da competição, casos de Thamiris e Larissa Maciel. Com isso, mais que a participação, o objetivo do time é
“Nós mantivemos a mesma energia do projeto, proporcionar condições de trabalho igualmente entre os dois naipes, convidamos atletas jovens de outros estados, algumas da região que não disputariam a competição e as jovens atletas que já estavam no projeto desde a temporada passada. A preparação foi a mesma do masculino (online e depois com treinos de quadra conforme as liberações) e a expectativa é buscar sim o título, sabemos que todas se preparam, da força de Blumenau, do entrosamento de Joinville e de Porto União, mas sabemos das nossas virtudes também. Agora vamos buscar jogo a jogo o nosso objetivo que é sair com a vitória”, falou o técnico Germano. 

Elenco: Larissa Maciel, Isabel Bueno, Maria Vitória Alves, Maria Victória Figueiredo, Marina Klein, Rafaela Mondadori, Eduarda Gomes, Thamiris Lohmeyer, Giulia Zanellato, Nicole Januário, Yasmin Ferreira, Jéssica Zambiasi, Vitória Matos, Monike da Silva, Bruna Martins.

Sociedade Ginástica de Joinville
A equipe do Norte do Estado retorna à categoria adulta com um elenco jovem e sendo a única equipe de Santa Catarina que disputou uma competição nesse ano. A medalha de bronze no torneio Interclubes de Basquete, disputada no Rio de Janeiro, foi uma boa experiência para as atletas e mostrou o potencial da jovem equipe que conquistou o título Estadual Sub-19 na última temporada, prioridade também nessa, como falou o técnico Fabiano Borges.
“Nosso maior intuito é preparar as atletas para as futuras competições: o Estadual Sub-19 e já pensando nos Joguinhos Abertos de 2021. Outro fator importante, é ajudar no crescimento da modalidade dentro do estado pois, devido à pandemia, muitas equipes não puderam participar do estadual adulto. Sendo assim, avaliamos ser de suma importância nossa colaboração, participando da competição. É também a forma que podemos retribuir e agradecer todo o esforço da FCB em realizar o campeonato”, comentou o técnico.

Elenco: Jheiny, Maria Vitória (Mavi), Lays, Júlia Corrêa, Maite, Paloma, Beatriz, Letícia, Evelyn, Raiane.

APAB Clube Concórdia (Porto União)
Porto União é uma cidade que tem tradição nas categorias de base com muitos talentos saindo da cidade e é com esse histórico que o time busca fazer uma boa participação na categoria adulta contando com atletas que retornam à cidade, casos de Luíza Buch e Josi Teodoro. Além disso, o elenco mescla com jovens atletas das categorias de base, assim como Uná Manfredini, técnica da base que sai do banco e vai para a quadra. O comando será de Jorge Schwartz.
“Esse ano nós estávamos com o objetivo de participar do Sub-17, voltamos a treinar assim que o decreto permitiu, mas sabemos que treinar para não jogar não é legal. Então assim que a Federação falou que teria o Campeonato Adulto, organizamos as equipes para as meninas jogarem, a base é um time novo e mesclamos com as ex-atletas que estavam na cidade por conta da pandemia, nos organizamos e a expectativa é a melhor, voltar a competir, dar experiência para as mais jovens e atuar bem”, falou Uná.

Elenco: Uná Manfredini, Júlia Drapalski, Natália Delaflora, Iasmin Bortoli, Ana Luiza Pinto, Áthina Abbas, Cibeli Petters, Deisiely Lerner, Ane Caroline Dobler, Luiza Buch, Josiane Teodoro, Fernanda Martins.

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB
 

+ NOTÍCIAS