Noticias

Guia das Finais: Campeonato Estadual Sub-19 Masculino 2019 28/08/2019 17:06

Matéria Atualizada dia 30/09, às 17h00 (horários das semifinais estavam errados.

Seis equipes disputam o título do Campeonato Estadual Sub-19 Masculino, a partir desta quinta-feira (29) até o domingo (1º de setembro), em Joinville. O Ginásio da Unisociesc recebe os classificados da primeira fase que serão divididos em dois triangulares: ACOB (Concórdia), AJAB (Jaraguá do Sul) e ADIEE / Avaí no Grupo C; Unisociesc / Joinville, ABLUJHE (Joaçaba) e Grande Florianópolis Basket no Grupo D.

Os grupos jogam entre si até a manhã de sábado (31) definindo os confrontos de semifinal (1ºD x 2ºC e 1ºC x 2ºD) e disputa de 5º e 6º lugar realizadas no sábado à noite. A final e a disputa do bronze serão no dia 1º de setembro com transmissão pelo Facebook da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Destaques TV.

A primeira fase do Estadual Sub-19 Masculino contou com dez equipes divididas em duas chaves (uma de quatro e outra de seis). Destas, se classificaram duas do Grupo A (ACOB e ABLUJHE) e quatro do Grupo B (Joinville, ADIEE, AJAB e Grande Florianópolis) para as finais. Ao fim da competição serão disputados 53 jogos ( mais informações sobre o Campeonato clique aqui ).

Unisociesc / Joinville (10 vitórias, 0 derrotas)

O time da casa vem com o melhor ataque do Campeonato (88,1 pontos) e a segunda melhor defesa (49,7 pontos sofridos) para defender o título conquistado em 2018. Além disso, venceu três das últimas quatro edições do torneio e conta com um núcleo de atletas formados em vários times catarinenses – casos de Edgard Kuritza (16,3 pontos, ex-Porto União), Andrei Patrício (15,5 pontos), Gean Melo (14,6 pontos, ex-ADIEE) –, de outros estados e do próprio Joinville. O time conquistou recentemente o segundo lugar no Sul-Brasileiro da categoria, disputado em Florianópolis. O comando é de Guilherme Roma.

ACOB (6 vitórias, 0 derrotas)

A equipe de Concórdia é a outra invicta da competição e conta com o terceiro melhor ataque (74) e a melhor defesa do Campeonato (48,2 pontos sofridos) ponto forte na fase final da competição contra as equipes do litoral. Os destaques ofensivos são Lucas da Silva (17,5 pontos de média) e os pratas da casa Murilo Tortelli (13), André dos Santos (12,3) e Paulo Pinto (10,7). A comissão técnica é formada por Álvaro dos Santos, o Alvinho, e pela assistente Cintia Sacomori que buscam repetir o título de 2014.

ADIEE / Avaí (7 vitórias, 3 derrotas)

A representante da Capital tem o segundo melhor ataque da competição (79,8) e a terceira melhor defesa (57,4 pontos sofridos) e conta com um time basicamente formado em casa para conquistar o título da categoria como fez em 2017. Além disso, atletas que se destacaram no Sub-17 nos últimos dois anos também compõem este elenco, exemplos de João Gazzoni (cestinha do time com 12,1 pontos e apenas 16 anos) e Gustavo Coutinho (10,5 pontos). O time vem de um bronze no Sul-Brasileiro Sub-19 Masculino e conta com Kênyo Nunes como técnico.

ABLUJHE (3 vitórias, 3 derrotas)

O outro time que se classificou no Grupo A (Oeste e Meio-Oeste) foi a ABLUJHE que garantiu vaga para a final na última rodada ao vencer Chapecó pela diferença de nove pontos. Os joaçabenses chegam com o quinto melhor ataque entre os finalistas (61,7) e a quarta melhor defesa (57,7 pontos sofridos). Os destaques ofensivos são Antônio Leckovics (13,4 pontos), Jotana da Silva (13,2) e Samuel Gomes (10,2) - médias dos cinco primeiros jogos do time na primeira fase. O técnico é Renan Pazin.

AJAB (5 vitórias, 5 derrotas)

A equipe de Jaraguá do Sul tem o quarto melhor ataque entre os finalistas (69,8) e a quinta melhor defesa (64,6 pontos sofridos) em uma equipe composta por atletas formados na própria base, uma das mais tradicionais do Estado. Comandada pelo técnico Rafael Mueller, a AJAB tem um time jovem com vários campeões Sub-17 em 2018, casos do cestinha do time Eduardo Hornburg (16,5 pontos) e dos ainda Sub-17 Victor Vieira (14 pontos), Nicolas Martins e André Sell (8,7).

Grande Florianópolis Basket (5 vitórias, 5 derrotas)

O outro representante de Florianópolis na fase final do Sub-19 é a AGFEB, que conta com o sexto melhor ataque (58,6) e defesa (63,2 pontos sofridos). Em sua primeira participação na categoria já conquistou uma vaga para as finais da competição e tem como destaques ofensivos Matheus da Silva (ex-ADIEE) com 15,4 pontos, seguido por Aigon de Souza (9), Vitor de Jesus (8,9) e Luiz Henrique dos Santos (8,7), todos formados na base do Independe (São José). O técnico é Vicente Kalbusch.

Histórico da Categoria

O Joinville conquistou três títulos nos últimos quatro anos da categoria. No geral, as equipes do município são as maiores vencedoras da categoria desde 1995, ano de criação da Federação Catarinense de Basketball, com 12 títulos. Depois vêm Blumenau com 7, Florianópolis com 2 e Concórdia, Videira e Brusque com 1 título cada.

Texto e Artes: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS