Noticias

Gestora competente e amiga incrível: as homenagens a Dóris Moraes Castro 15/06/2021 17:42

Diversas homenagens foram realizadas ao longo do dia para Dóris Moraes Castro. Sua relação próxima e participação ativa no basquete catarinense fez muitos atletas, clubes, ligas, dirigentes e amigos deixarem suas homenagens nas redes sociais. Veículos de imprensa local e perfis de basquete nacionais também deixaram seu reconhecimento a essa grande pessoa que nos deixou na madrugada desta terça-feira (15), aos 56 anos.

A CBB, que na última semana a presenteou com um anel do Campeonato Brasileiro 2021 , publicou uma matéria em seu site relembrando da contribuição de Dóris Castro para o basquete nacional e sua atuação na fase final do Brasileiro, em Brusque, no mês de maio. O atual coordenador de Arbitragem da entidade, Enaldo Sousa, relembrou a parceria de quase três décadas em Santa Catarina, incluindo os últimos dois anos trabalhando juntos na coordenação da arbitragem do estado.

“A gente nunca está preparado para perder alguém do nosso convívio e que temos um carinho muito grande. Conheço a Dóris há muitos anos, sempre tivemos uma relação muito legal, uma pessoa ótima de convívio, sempre com felicidade e disposição para realizar as coisas. O que podemos falar é gratidão e guardar no coração essa alegria, desejar força aos familiares e que ela vai continuar no nosso coração e nos motivando para seguir em frente”, disse Enaldo.


Clínica SC de Padronização de Arbitragem, março de 2020, em Florianópolis

Dóris se tornou coordenadora de Arbitragem da FCB em 2019 , no início do mandato do atual presidente Fábio Deschamps. Com ela, a FCB implementou acompanhamento físico dos árbitros, promoveu cursos e campings com os melhores instrutores do país e fez diversas parcerias com a CBB para aprimorar a área. Além disso, se tornou uma das grandes parceiras de trabalho e amiga pessoal de Deschamps que teve a honra de entregar a ela a comenda de Beneméritos da FCB naquele mesmo ano.

“Importante ressaltar a incrível pessoa que ela sempre foi, mesmo com a doença nunca deixou se abalar, sempre nos recebeu de braços abertos para um abraço carinhoso e, diante de tanta adversidade, ela nos trazia o conforto. E como coordenadora de Arbitragem, foi uma pessoa excepcional. Toda vez que ela me ligava com um ‘bom dia meu presidente’, eu sabia que vinha um pedido que não teria como negar. E foi um serviço de excelência, levou a arbitragem da FCB a um altíssimo patamar e justamente pelo trabalho incansável em busca da excelência. Fará muita falta a mim, como um amigo que nós nos falávamos praticamente todos os dias, e que deixou seu grande legado escrito na história do basquete catarinense e brasileiro”, declarou Deschamps.


Dóris Castro recebeu a comenda dos Beneméritos em dezembro de 2019

O atual secretário geral da FCB e ex-presidente durante 24 anos, Oscar Archer, também tinha uma relação de amizade com Dóris desde 1995, ano de fundação da Federação e, em seguida, tendo fundado a primeira liga regional de basquete, a Liga Norte, com Castro como presidente.

“Eu tive presente com ela na última quinta-feira, sorridente, alegre e passamos quase duas horas falando sobre tudo, foi um momento muito especial. Foi uma das melhores gestoras esportivas com quem já trabalhei, uma capacidade imensurável de gestão, administração, coordenação, motivação e de autoridade. Nós sentiremos muita falta da Dóris, era uma pessoa integradora, divertida, uma grande parceira e nós sempre ouvindo. Que Deus a tenha num bom lugar e que não deixe de olhar por sua família e por nós”, falou Archer.


Dóris com o anel do Campeonato Brasileiro na última semana junto com Luiz Gastão Dubois (esq.) e Fábio Deschamps (dir.)

Além disso, coordenador técnico da FCB, Luiz Gastão Dubois, companheiro de arbitragem, de coordenação e grande amigo pessoal destacou a pessoa que ela “Amiga, fiel, preocupada com tudo e com todas, uma alegria e uma vontade de ensinar, aprender e, acima de tudo, de VIVER. Trabalhamos e convivemos na mesma sala na mesma quadra por diversas vezes. Enfim uma gratidão eterna por tudo, descanse em paz porque você lutou muito. Saudades”, falou Dubois.

Esses foram apenas alguns depoimentos das dezenas em homenagem a Dóris Castro, uma profissional competente e uma pessoa incrível. Cativante, proativa, divertida, carinhosa e acolhedora. Deixou feitos, ensinamentos e um legado enorme o qual temos que dar sequência: fazer basquete sempre da forma mais humana possível. Descanse em paz, Dóris.


Clínica SC de Padronização de Arbitragem 2020

+ NOTÍCIAS