Noticias

Flamengo Blumenau vence Osasco e está na final do Campeonato Brasileiro 21/05/2021 20:34

O Flamengo Blumenau está na final do Campeonato Brasileiro de basquete. Nesta sexta-feira (21), a equipe rubro-negra venceu o Osasco por 79 a 74 em uma semifinal emocionante e garantiu a classificação para a grande decisão deste sábado (22), às 18h45, contra o União Corinthians (RS), que venceu o Botafogo por 73 a 57. O destaque de Blumenau na partida foi o pivô João Pedro, com 27 pontos, 14 rebotes e 3 roubos de bola. A partida terá transmissão pela CBB TV, pelo Facebook da CBB e pelo canal Band Sports.

Esse foi o primeiro jogo do Final Four e as equipes entraram com um retrospecto equilibrado na primeira fase. As duas equipes foram líderes da Conferência Gerson Victalino com campanhas idênticas e a colocação sendo definida apenas no quinto critério de desempate. Com isso, a expectativa era de um grande jogo como realmente foi com 12 trocas de liderança.

Veja as fotos da partida aqui

Após o jogo, o técnico André Germano falou sobre o jogo e destacou o espírito de luta da equipe. “Nosso time é cascudo, cresceu ao longo da competição, altos e baixos, mas que trabalha muito no dia-a-dia. Acabou a semifinal hoje, já temos que pensar amanhã, queremos deixar o título para Santa Catarina e já estamos focados no próximo jogo, querendo essa vitória que é tão importante pra nós, para o projeto e para Santa Catarina como um todo”, falou em entrevista ao Clube do Basquete .

Um jogo de 12 viradas
A equipe catarinense começou melhor na partida, abrindo seis pontos de vantagem no primeiro quarto, porém os paulistas equilibraram as ações no fim do período até a metade do segundo. Blumenau retomou as ações do jogo com muita luta no garrafão (ao todo foram 16 rebotes ofensivos na partida). O resultado disso foi uma vantagem de 7 pontos no primeiro tempo subindo para 11 na volta do intervalo.

Porém, o Osasco aproveitou uma boa sequência de bolas de três para fazer uma sequência de 13 pontos e tomar à frente no placar ainda no terceiro período. Com isso, o quarto final era tudo ou nada e os paulistas mantiveram a vantagem apertada até a reta final do jogo, quando os rebotes ofensivos do rubro-negro voltaram a aparecer e resultaram em pontos de segunda chance, o principal diferencial da partida: 22 a 7 para os catarinenses. Com isso, Blumenau garantiu a classificação para a grande decisão.

“É um time que aprendeu a jogar junto, um elenco que se juntou nesse ano, atletas de Blumenau, atletas de NBB, estrangeiro e perceber que todos eles são importantes, além daqueles que não puderam estar no banco com a gente pelo limite de 12 jogadores, mas são tão importantes quanto. É um trabalho coletivo e não podemos deixar de exaltar diretoria, a estrutura extraordinária, saindo daqui eles já vão para um trabalho de recuperação física, então todo esse esforço coletivo soma para o resultado final”, concluiu o Germano.

Vale destacar que, além da equipe de Blumenau, Santa Catarina também está representada na arbitragem da fase final com Guilherme Locatelli, Alan dos Santos e Leandro Sehnem atuando nas semifinais. A participação das equipes catarinenses no Campeonato Brasileiro e a realização da etapa final em Brusque têm apoio da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Trimania.

Texto e foto: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS