Noticias

Federação anuncia Circuito Catarinense de Basquete 3x3 FCB 2021 09/06/2021 20:22

A bola já tem data para subir no Basquete 3x3 em Santa Catarina: dia 25 de junho. Este é o dia previsto para o início da primeira das cinco etapas do Circuito Catarinense de Basquete 3x3 FCB 2021. A competição será realizada ao longo de junho e julho com quatro etapas regionais classificatórias e uma etapa estadual que define os campeões catarinenses dos seis torneios: Adulto, Sub-23 e Sub-18 Feminino e Masculino. As competições são organizadas pela Federação Catarinense de Basketball (FCB) em parceria com as ligas regionais de basquete e apoio da Trimania.

“A Federação Catarinense de Basketball dá o primeiro passo do Basquete 3x3 dentro da nossa entidade, lembrando que essa modalidade já existe há um bom tempo e, para darmos esse primeiro passo, consultamos as pessoas que iniciaram a modalidade no Estado. Procuramos conversar, entender e também receber sugestões para que a gente consiga fazer com que Santa Catarina seja nessa modalidade, que já é olímpica, uma referência para todo o país como é no 5x5”, falou o coordenador técnico da FCB, Luiz Gastão Dubois.

As quatro etapas regionais serão realizadas nas regiões Norte, Sul, Vale do Itajaí e Oeste. Cada etapa vai classificar duas equipes por categoria para a decisão estadual, em Florianópolis, entre os dias 30 de julho e 1 de agosto. Todas as competições seguirão as orientações de saúde do protocolo da Fesporte , com a autorização prévia das autoridades estaduais e municipais, testagem de todos os atletas e árbitros, e apresentação da documentação requerida.

A FCB vai custear um teste por equipe inscrita no circuito (válido por 7 dias), porém, ela pode disputar quantas etapas regionais desejar, desde que sigas as exigências. Cada time deve ter de 4 a 6 atletas e, uma vez classificado para a Final, disputa a etapa regional seguinte apenas como participante.

Atletas só podem atuar em um time por categoria, mas podem integrar um outro time em categoria diferente – no adulto e no sub-23, por exemplo. Os atletas deverão estar devidamente registrados na FCB (mais informações abaixo) e as equipes serão inscritas via plataforma Eventmaker. Os locais, taxas de inscrição e mais detalhes serão divulgados nos próximos dias.

Calendário

A 1ª etapa será realizada pela Liga Norte de Basketball, prevista entre os dias 25 e 27 de junho. A 2ª etapa será promovida pela Liga Sul Catarinense de Basquete, de 9 a 11 de julho. Uma semana depois, será a 3ª etapa organizada pela Liga de Basketball do Vale do Itajaí (LIBAVI), de 16 a 18 de julho. E a última etapa regional, realizada pela Liga Oeste Catarinense de Basketball (LOCAB), do dia 23 a 25 de julho. Cada uma dessas garante dois classificados por categoria para disputarem a decisão estadual, em Florianópolis, entre os dias 30 de julho e 1 de agosto. Os locais ainda não foram definidos, mas serão anunciados em breve.

    

Registro

Diferente do 5x5 em que o clube solicita o registro à Federação, no Basquete 3x3 o registro é feito individualmente pelos atletas. Para isso, é necessário:
•Ter perfil na plataforma FIBA 3x3 . Veja o passo a passo .
•Preencher o Formulário de Registro de forma legível ( veja clicando aqui ); 
•01 foto 3x4;
•Cópia do RG;
•Cópia do Comprovante de Residência;
•Atletas menores de 18 anos, assinatura dos Pais ou Responsável Legal, com cópia do RG do autorizante em anexo;
•Digitalizar e enviar os documentos para o email: [email protected]

Arbitragem

Para manter sua grande tradição na arbitragem, a FCB realizou em agosto de 2020 a Clínica de Capacitação de Arbitragem 3x3, realizada online . O processo de formação ainda não foi concluído, faltando a parte prática devido à pandemia, mas que serão realizadas antes do torneio com orientação do árbitro nacional de 3x3 da FCB, Hélio Augusto dos Santos.

“É um momento de muita alegria e também de muito aprendizado a todos. É o primeiro passo, vamos conhecer as demandas, onde temos que melhorar e como, mas é uma expertise que vem com o tempo. Estamos empolgados, consultamos muitas pessoas experientes, do estado e na CBB, então agora é hora de colocar é trabalhar em prol do crescimento do Basquete 3x3 de Santa Catarina”, falou o presidente Fábio Deschamps.

Texto: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS