Noticias

FCB promove clínica internacional para técnicos catarinenses 15/03/2018 16:39

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) realiza nessa sexta-feira e sábado, dias 16 e 17 de março, a 1ª Fase da Clínica Para Técnicos do Projeto Basquete do Amanhã. O evento será realizado no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, à partir das 18h30 desta sexta-feira e tem o objetivo de capacitar os treinadores e educadores que trabalham com a base da modalidade em Santa Catarina por meio do projeto.

Participarão 90 técnicos de 25 clubes filiados à FCB que participarão de atividades e palestras com estudiosos da prática pedagógica do esporte, além de professores internacionais como o prof. dr. canadense Pierre Trudel, Professor Emérito da Universidade de Ottawa; e o português Rui Resende, prof. doutor em Ciência do Desporto e Educação Física (Univ. da Coruña, na Espanha).

O Basquete do Amanhã é um projeto realizado desde 2014 pela FCB que atende às modalidades sub-12, sub-13 e sub-15 com o objetivo de massificar o basquete entre meninos, meninas e adolescentes mais jovens. O projeto é um dos grandes propulsores para o número de times participantes nos Campeonatos Estaduais que dobrou nos últimos sete anos. Em 2011, 100 equipes participaram dos estaduais, e em 2018, serão 202 equipes, atendendo aproximadamente 4 mil atletas.

Das equipes citadas, cerca de 140 são das três categorias contempladas pelo projeto e para manter suas atividades, as equipes participantes recebem auxílio estrutural como tabelas, bolas, placares, e subsídio para despesas quando disputam competições estaduais. Além disso, a Federação promove cursos de capacitação como esses que serão oferecidos nesse fim de semana.

“Os técnicos que atuam nesses clubes terão o contato com gente renomada, com mestrado e doutorado justamente na área do basquete, gente que conhece o esporte no Brasil e com formação internacional. Essa troca de experiências será ótima para nossos profissionais e esse é o momento de intensificarmos essas ações”, falou o presidente da FCB, Oscar Archer.

No segundo semestre será realizada a 2ª fase da clínica, para dar continuidade ao projeto de formação de técnicos e, além disso, intensificar o contato com o meio acadêmico, realizando uma troca entre o conhecimento desenvolvido nas universidades e as entidades que praticam o basquete.

“Nós estamos estendendo essas ideias tanto que está em criação o Instituto Santa Catarina de Basquetebol em parceria com a UFSC. Eu sempre digo que ninguém sabe tudo, mesmo com décadas de basquete, a cada dia se aprende algo novo. Por isso, nosso objetivo é dar oportunidade para nossos técnicos aprenderem e cobramos a presença deles, justamente para que nosso basquete possa continuar evoluindo”, completou o dirigente.

Texto: Lucas Inácio - Assessoria de Imprensa FCB
Foto: Adriano Krischke



 

+ NOTÍCIAS