Noticias
Na última sexta-feira e sábado (5 e 6 de abril), a Federação Catarinense de Basketball concluiu a segunda Clínica para Técnicos do Projeto Basquete para o Amanhã – 1ª Fase, em Chapecó, a capacitação obrigatória para treinadores e educadores que trabalham com a base da modalidade em Santa Catarina. A atividade contou com 40 profissionais das equipes da região Oeste, Meio-Oeste e Serrana sob o comando dos ministrantes Michel Milistetd e Vitor Ciampolini. A clínica para os técnicos das demais regiões catarinenses foi realizada nos dias 22 e 23 de março, em Florianópolis.
Michel Milistetd é professor da Universidade de Santa Catarina (UFSC) e especialista em desenvolvimento de técnicos. Já Vitor Ciampolini é doutorando em Educação Física (UFSC) e pesquisador em desenvolvimento positivo; e André Luiz A. Soares, treinador e mestrando (UFSC).
“A gente percebe no esporte que não é a prática pela prática, é uma atividade que desenvolve habilidades técnicas e táticas, mas também uma ferramenta para a educação dos jovens, então podemos utilizar o esporte para fomentar o desenvolvimento de competências, valores, habilidades sociais e que isso pode ser transferido para o dia-a-dia dos atletas e a vivência dele com os familiares, amigos e colegas”, falou Ciampolini.
O Basquete do Amanhã é realizado desde 2014 pela FCB que atende às modalidades sub-12, sub-13 e sub-15 com o objetivo de massificar o basquete entre meninos, meninas e adolescentes mais jovens do estado. O projeto é um dos grandes propulsores para o número de times participantes nos Campeonatos Estaduais que serão mais de 2 mil atletas, vindos de 130 times, em 2019 (42 times do sub-15 e 44 times do sub-12 e sub-13). A presença é obrigatória e exclusiva a todos os técnicos que atuam nestas categorias.
Todos os times das três categorias são contempladas pelo Basquete Para o Amanhã e para manter suas atividades, as equipes participantes recebem auxílio estrutural como tabelas, bolas, placares, e subsídio para despesas quando disputam competições estaduais. Além disso, a Federação promove cursos de capacitação como a que foi oferecido neste fim de semana. No segundo semestre será realizada a segunda fase da clínica.
Nesta temporada, a novidade é a junção das modalidades sub-12 e sub-13: os clubes são obrigados a atuar nas duas categorias. Com isso, os jogos serão realizados em rodadas duplas otimizando os investimentos com transporte e logística, além de aumentar o vínculo dos mais novos com o basquete.
Fotos: Joece Carabagiale / LOCAB
Texto: Lucas Inácio / Imprensa FCB
- Com 10 times, FCB dá início à 13ª Copa SC Adulto Masculino na próxima quarta (8) 03/09/2021
- Conheça os quatro finalistas da Copa SC Sub-18 Masculino e da Taça FCB 30/08/2021
- S.R. Mampituba conquista a Copa SC Adulto Feminino em rodada emocionante 30/08/2021
- Basquete Transforma SC: parceria entre FCB e NSC chega para mostrar como o basquete muda vidas 25/08/2021
- Joinville recebe a Copa SC Adulto Feminino no fim de semana. Sub-18 Masc inicia fase de grupos 25/08/2021
- Com três catarinenses, FIBA anuncia árbitros e comissários brasileiros até 2023 24/08/2021
- Blumenau conquista a prata inédita na LBF e faz história no Basquete Catarinense 23/08/2021
- ACOB vence Copa SC Sub-20 Masculino invicto e Hunters fica com o ouro da Taça FCB 23/08/2021
- Blumenau volta ao Galegão tendo que vencer para sobreviver na Final da LBF 21/08/2021
- Catarinenses da Seleção Sub-18 mostram o potencial do basquete 3x3 em SC 20/08/2021