Noticias

Educação ambiental e segurança alimentar marcam o Junino Consciente na Vila União 24/06/2021 19:16

A quarta-feira (23) foi dia de Festa Junina na Vila União em mais uma ação da FCB Social. O Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizou o Junino Consciente para celebrar uma das festas mais tradicionais do país. A celebração marcou também o retorno gradual das atividades para o chamado sistema híbrido, com alguns dias presenciais no Centro e alguns em casa. Junho é o mês da retomada de vínculos e readaptação às rotinas, mas mantendo o projeto ambiental desenvolvido desde antes da pandemia.

“O objetivo dessa festividade é estabelecer um espaço de convivência em que as crianças participem da construção coletiva de fortalecimento de vínculos, elas deram ideias e sugestões e a gente fez a ligação com a temática ambiental. Além disso, a gente tem um sistema de pontuações em que as boas ações ecológicas dão pontos e as más ações tiram pontos, e todas as ações caminham para esse viés da consciência, mesmo que sejam atividades lúdicas”, explicou a coordenadora do CCFV, Alessandra Lima.

Nas brincadeiras tradicionais, algumas adaptações para fazê-la atender ao objetivo do projeto ambiental. Na “pescaria consciente”, o objetivo era salvar o mar da poluição recolhendo os lixos e colocando nos rejeitos corretos; no “cesta de três pontos”, utilizando o basquete como uma forma de incentivar a reciclagem; “chute à lata”, o objetivo era leva-la ao local correto de recolhimento; e várias outras ações que estimulam o cuidado com a natureza e o trabalho coletivo.

Festa Junina também é importante ter comilança e os quitutes fizeram parte da atividade, mas não apenas pelos doces, e sim com uma abordagem mais ampla sobre segurança alimentar e de conexão entre a comunidade da Vila União e a FCB Social, por meio do CCFV.

“Essas festividades servem também para a gente cuidar dessa parte que é primordial. O alimento é uma forma de amor, acolhimento e cuidado com as crianças, dando uma alimentação mais saudável. Recebemos alimentos orgânicos e repassamos para algumas crianças levarem para suas casas e o objetivo é justamente garantir uma segurança alimentar, aprendendo com as atividades da horta comunitária e outras atividades que estão no nosso planejamento sobre a produção do próprio alimento, que também é uma forma de fortalecer os vínculos”, completou Lima.

O trabalho do CCFV, que completa dois anos em setembro, é promovido pela Federação Catarinense de Basketball com a parceria da Trimania.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Fotos: Victor Guião / Virtus Produtora

+ NOTÍCIAS