Noticias

Definida a data de disputa do Campeonato Estadual Adulto 2016 02/05/2016 13:14

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) apresentou aos clubes na sexta-feira (29) o modelo e data de disputa do Campeonato Estadual de Basquete Adulto masculino e feminino. O encontro foi realizado na Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD).

Inicialmente a ideia é de que sejam 13 clubes no masculino e outros 12 no feminino, com as equipes de ambos os naipes divididas em dois grupos. A quantidade exata de times, no entanto, só será definida após a formalização da inscrição na competição pelos clubes, prevista para ocorrer até o próxima sexta-feira (6).

O campeonato inicia em 8 de julho com encerramento no dia 30 de outubro. A abertura e lançamento da competição deve ocorrer em Blumenau ou Florianópolis, segundo o presidente da FCB, Oscar Archer. Ele destaca que serão 164 jogos nos dois naipes, o que significa um calendário de julho a outubro para as equipes. “Esse pessoal tem um calendário todo jogando para chegar nos Jogos Abertos tranquilo e trabalhando”, observa.

O presidente comenta ainda que a expectativa é de uma grande competição com a perspectiva de mais equipes tanto no naipe masculino quanto no feminino. “Colocamos um docinho na conversa, no sentido que queremos ver nossas equipes no NBB2. Estou dando um estímulo também ao Vasto Verde, campeão do ano passado, para que retorne à Liga Nacional”, diz ele.

A federação cogita ainda a possibilidade de custear a franquia do campeão estadual para participação na Liga Ouro. “ Santa Catarina é fundador do NBB e da liga de basquete nacional feminina e está na hora de atingirmos um degrau a mais dentro do cenário nacional. Se até agora tivemos quantidade, está na hora de qualidade para subir e disputar alguma coisa em nível nacional”, destaca.

Além da definição da forma de disputa e data do início do estadual, Archer também aproveitou o encontro com dirigentes das equipes para fazer um balanço do ano de 2015, destacou os avanços alcançados e também algumas coisas que podem ser melhoradas. Também foi definido com os clubes questões burocráticas referentes ao televisionamento dos jogos, distribuição de receitas e modelo de custeamento de despesas de arbitragem. A venda de espaços publicitários nas quadras como fonte de novas receitas também foi estimulada para que os clubes possam angariar mais verbas para a formação das equipes. Ata Reunião

 

Texto: Sidney Silva
ESPORTESC.COM

+ NOTÍCIAS