Noticias

Com homenagem a atletas da seleção, FCB lança Departamento de Basquete 3x3 10/06/2021 11:30

Agora é oficial: tem Basquete 3x3 na Federação Catarinense de Basketball. Na tarde desta quarta-feira (9), a FCB lançou o Departamento Técnico e Departamento de Registros da modalidade, anunciou seu logotipo e o Circuito Catarinense de Basquete 3x3 FCB 2021 . O lançamento foi realizado na sede da instituição, em Florianópolis, com a presença dos atletas catarinenses da Seleção Brasileira de Basquete 3x3, Jefferson Socas e William Weihermann, que disputaram o Pré-Olímpico da Áustria, em maio.

“É muito importante estarmos aqui, uma honra saber que a gente foi a seleção e representou o país, mas também o nosso estado, lugar de onde a gente veio e é um orgulho muito grande. Esse trabalho que a Federação está fazendo é muito importante para o desenvolvimento da modalidade, dos jovens que nos assistem na TV e pensam ‘como que eu posso chegar lá?’, então esse tipo de trabalho vai facilitar os atletas de 3x3 e novos talentos vão aparecer”, falou Jefferson Socas, que no basquete 5x5 atua pelo Flamengo Blumenau.

Veja as fotos aqui e aqui


Oscar Archer (sec geral FCB), Jeferson Socas (atleta seleção), Luiz Gastão Dubois (coord. Técnico), Fábio Deschamps (pres. FCB),
William Weihermann (atleta seleção), Mariana Luz (coord. site)

Socas e Weihermann foram dois os primeiros atletas de 3x3 registrados da Federação Catarinense de Basketball com os números 0001 e 0002, respectivamente. Agora todos os atletas da modalidade, com residência em Santa Catarina, já podem solicitar seu registro, tanto no feminino quanto no masculino. A primeira das cinco etapas do Circuito está prevista para iniciar no dia 25 de junho.

“A gente está em alto nível, mas temos que falar da importância dos times amadores que estão em Santa Catarina. Quando estamos nos grandes centros jogando o circuito, muitas vezes aparece um atleta catarinense que vai por conta, então com o incentivo da Federação na modalidade é algo que vai melhorar muito e fazer mais gente do estado se destacar, e também trazer os atletas de outros estados para cá. Por isso agradecemos o apoio e agora é daqui para cima”, completou William Weihermann, que no basquete 5x5 atua pelo Basquete Joinville.

Com a implementação do Basquete 3x3, a expectativa é que o crescimento da modalidade seja grande. Além dos eventos em quadra, a FCB está concluindo a formação de árbitros, que foi iniciada em agosto do ano passado com a clínica online, e desenvolvendo a formação de atletas, com um acampamento Sub-18 previsto para o início de julho.

Para iniciar seu trabalho no Basquete 3x3, a FCB entrou em contato com diversos atletas e profissionais que já atuam há anos, uma integração necessária para a profissionalização da modalidade, com muito respeito a quem faz a modalidade no estado como falou o presidente Fábio Deschamps.

“Hoje nós começamos aqui na FCB uma nova história trazendo o Basquete 3x3, mas antes de tudo, nós gostaríamos de agradecer a todos aqueles que escreveram a história do 3x3 em Santa Catarina, que graças a esses atletas, ao seu esforço e suor, nas quadras e fora delas, é que a modalidade é reconhecida, tanto que a Federação abraçou e trouxe para dentro dela. Por isso que não podemos esquecer de atletas, dirigente e técnicos que fizeram a história do Basquete 3x3 até esse momento e que vão continuar fazendo. Nós trouxemos para dentro da Federação como forma de regulamentar o esporte e desenvolvê-lo em todo nosso estado, então venham junto, vamos crescer juntos e somar esforços para que a modalidade continue crescendo e evoluindo. Muito obrigado mais uma vez”, falou o presidente Fábio Deschamps.

Esta nova etapa no basquete de Santa Catarina tem o apoio da Trimania, parceira incondicional da Federação Catarinense de Basketball em todas suas atividades, tanto esportivas quanto no social.

Texto e fotos: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS