Noticias

Com ajuda da tecnologia, FCB promove Clínica SC de Padronização de Arbitragem 2021 30/04/2021 16:57

Com um novo formato para garantir segurança e muita ajuda da tecnologia, a Federação Catarinense de Basketball (FCB) promove a Clínica Santa Catarina de Padronização de Arbitragem 2021, neste fim de semana (1 e 2 de maio), direto da Arena Brusque. Com apoio da CBB e parceria com a Trimania, o evento será todo ministrado online para os aproximadamente 200 profissionais entre árbitros, oficiais de mesa e representantes das seis das sete Ligas Regionais do basquete catarinense. Veja a programação completa aqui.

O quadro da LIVEBA (Liga Vale Europeu De Basquetebol) participa do evento presencialmente para demonstrações, tirar dúvidas (que também podem ser enviadas online) e ser um retorno aos palestrantes. Entre eles estão Vander Lobosco Nunes Junior, Diretor de Arbitragem da FIBA Américas, Enaldo Batista de Souza, Diretor de Arbitragem da CBB, e Ramiro Inchauspe, Coordenador de Ciência e Aptidão Física FCB e CBB. Além disso, o presidente da FCB Fábio Deschamps, o vice Sérgio Carneiro (Serjão) e a coordenadora de Arbitragem, Dóris Castro, estarão presentes.


Vander Lobosco (FIBA) será um dos palestrantes da Clínica (foto: Adriano Krischke / FCB, março de 2020)

Em março de 2020, a Clínica foi a única atividade de quadra realizada pela FCB até os Campeonatos Estaduais Adultos e Sub-19 Feminino em novembro. As competições contaram com um número restrito de jogos e oficiais de arbitragem, mas o trabalho não parou. A parceria da FCB com a escola de movimento Cinética resultou em um acompanhamento físico e nutricional do quadro, além de cursos e outros eventos online realizados.

“Tivemos diversas reuniões online, interação com o site Schoology com vídeos e questionamentos. E na parte física, com a contratação da Cinética, todos os árbitros tiveram acompanhamento com atividades físicas direcionadas e pacote completo sobre alimentação, exercícios de reabilitação e aquecimento preparando o pessoal para um ano sem previsão de atividades, mas preparados fisicamente. O saldo pra mim foi positivo”, falou Dóris Castro que informou que os testes físicos serão realizados por vídeo onde serão avaliados pelas Ligas Regionais.

A Clínica de Padronização é um evento anual realizado para atualização das regras, acompanhamento e avaliação do quadro catarinense de arbitragem, momento mais importante da temporada para a conceituada arbitragem de Santa Catarina. Com a convocação do árbitro Guilherme Locatelli para Tóquio , será a quarta olimpíada seguida em que um árbitro do quadro catarinense irá para as Olimpíadas jogos.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Foto: Adriano Krischke / FCB ( março de 2020 )

+ NOTÍCIAS