Noticias

Clínica Regional de Arbitragem é realizada em Florianópolis 16/08/2017 16:26

Nem só de apito vive o árbitro. Seguindo esse que pode ser considerado um ditado bíblico da arbitragem, a Liga Metropolitana de Basketball (LMB) e a FCB promovem mais uma Clínica Regional de Arbitragem, com o objetivo de capacitar e aprimorar o trabalho dos profissionais que não decidem o resultado de uma partida, mas que são fundamentais para que um jogo seja disputado dentro de regras claras e precisas. Devem participar da clínica todos os árbitros da LMB, em torno de vinte pessoas entre árbitros e oficiais de mesa.

A clínica será realizada no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, nos dias 18 e 19 de agosto, dividida em dois seguimentos: teórico e prático. No primeiro dia, a parte teórica envolve as regras estabelecidas numa partida, situações de jogos, preenchimento de súmulas, posicionamento e postura dentro da quadra, deveres e poderes do árbitro. No segundo dia, a parte prática entra em ação, isto é, os árbitros são avaliados no decorrer de uma partida. A maneira de sinalizar, os cuidados com as regras, tudo onde for possível lapidar e refinar a atuação do árbitro.

E quem orquestra essa sinfonia de regras, sinais e posicionamento é um maestro da arbitragem. Cristiano Maranho é o ministrante da Clínica. Considerado um dos principais árbitros brasileiros, em seu currículo apitou partidas de Mundiais e Olimpíada. Segundo ele, a clínica é fundamental para a capacitação dos árbitros da Liga. “Nós capacitamos os árbitros e avaliamos o desempenho de cada um deles, formando cada vez mais profissionais muito bem preparados. Nós acompanhamos o amadurecimento deles e se há algo que possa melhorar, trabalhamos nessas questões”, destacou Cristiano.

As Ligas Regionais de todo o estado cumprem o devem de promover duas clínicas de capacitação de arbitragem nos anos ímpares. Nos anos pares são realizadas as clínicas de formação de arbitragem.

Texto: Ricardo Toledo

 

+ NOTÍCIAS