Noticias

Centro Dia da Pessoa Idosa leva Natal às famílias, veja como foi o ano do CDPI 17/12/2020 21:35

Nesta quarta-feira (16), o Centro Dia da Pessoa Idosa levou o Natal para as casas das idosas e idosos. Em uma manhã cheia de visitas, a equipe do CDPI passou de casa em casa para entregar as cestas feitas especialmente para o Natal junto, é claro, com uma lembrancinha. Todos os protocolos e cuidados foram tomados para que, de alguma forma, a FCB Social pudesse levar um pouco de carinho e afeto.

Sem atendimentos presenciais desde o início da pandemia, os atendimentos por vídeo foram as alternativas encontradas pelo CDPI para continuar o trabalho com as idosas e idosos. Em setembro e outubro, um acompanhamento domiciliar também foi realizado, mas tiveram que ser suspensos em novembro com o crescimento de casos no Estado. Porém o suporte continua com a entrega de cestas básicas, kits de higiene, cestas de frutas e materiais de atividades todo os meses.

“O maior desafio foi desenvolver nosso trabalho de proteção aos idosos com essas condições tão adversas, justamente pelo nível de atendimento que mantínhamos a esses usuários e essa ruptura foi muito prejudicial. Porém a equipe do CDPI não mede esforços para tentarmos ao máximo reduzir os efeitos, prestando cuidados aos senhores e senhoras, com acompanhamento e orientações as famílias, pois cuidar da rede também é fundamental para o cuidado ao idoso”, falou a coordenadora do Centro, Silvia Rocha.

Números Centro Dia da Pessoa Idosa

Mesmo com todas as adaptações, o CDPI trabalhou para amenizar ao máximo os efeitos da pandemia sobre o acompanhamento dos idosos e oferecer suporte às famílias nesse momento delicado. Ao longo de todo ano, aproximadamente 35 mil atendimentos foram realizados presenciais e online por uma equipe composta com serviços de assistência social, enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, cuidadores, entre outros. Além disso foram 600 assistências com alimentação e higiene por meio de cestas e kits ao longo de 2020.

“Foi um ano delicado em diversos aspectos, especialmente nos cuidados com a saúde das idosas e dos idosos por serem o principal grupo de risco nessa pandemia, mas a gente esteve atento e trabalhou ao longo desse tempo para dar o máximo de suporte possível e levar esse acolhimento até as famílias. Foi um ano de superação e a gente vai continuar se superando em 2021”, falou o presidente da FCB Fábio Deschamps.

A FCB Social, setor de assistência social da Federação Catarinense de Basketball, é um trabalho realizado com o apoio da Trimania.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Fotos: Victor Guião / Hangar Filmes

+ NOTÍCIAS