Noticias

CBB e FCB dão início ao Acampamento de Basquete 3x3 Sub-18, em Florianópolis 03/07/2021 10:02

Nesta sexta-feira (2), a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) iniciou ao Acampamento de Basquete 3x3 Sub-18 Masculino, no Ginásio Rozendo Lima, em Florianópolis. Com apoio da Federação Catarinense de Basketball (FCB), mais de 10 técnicos e 32 atletas se apresentaram ao evento que tem o objetivo de difundir o 3x3 no Brasil e avaliar talentos para a Copa do Mundo sub-18 masculina da modalidade, entre 24 a 29 de agosto, em Debrecen, na Hungria. Este é o primeiro de três acampamentos da CBB que também São Paulo e no Rio de Janeiro.

A atividade iniciou com medições de altura, envergadura e peso, além de avaliações físicas de salto e velocidade. Ao longo dos três dias, a programação do evento conta também com explicações da regra, exercícios individuais e coletivos específicos, rodas de conversa com os técnicos e um torneio interno que encerra o acampamento no domingo (4).

“A FCB está se estruturando para desenvolver o basquete 3x3, está apoiando o camp, e isso nos deu condições de sair do eixo Rio-São Paulo e ver a molecada. Nas primeiras avaliações já vimos que tem ótimos potenciais físicos e, juntando isso com habilidade e conhecimento técnico, vamos dar continuidade à história que Santa Catarina já tem na modalidade com o Jefferson Socas e o William Weihermann. Nesses três dias vamos desenvolver um trabalho e buscar talentos para a Seleção Brasileira, mas se não der, já vale a pena de ver a felicidade deles ao perceber que esta é uma nova oportunidade de serem vistos e do Basquete 3x3 se desenvolver no país”, falou o Gerente de Desenvolvimento de Basquete 3x3 da CBB, Chico Chagas.

Veja o álbum completo aqui (fotos para imprensa aqui )

Esta é a primeira atividade de quadra após a inauguração do Departamento de Basquete 3x3 da FCB, em junho, e, no próximo fim de semana, começa o Circuito Catarinense da modalidade. Serão cinco finais de semana consecutivos com quatro etapas regionais e uma Estadual nas categorias: Adulto, Sub-23 e Sub-18, masculino e feminino.

“É um prazer receber um evento desses para inaugurar o 3x3 em Santa Catarina, é uma nova modalidade que abre diversas oportunidades para todos que aqui estão: atletas, técnicos, arbitragem e dirigentes. Todos os envolvidos ganham uma nova oportunidade profissional e a sociedade como um todo se beneficia, pois o esporte é um fator importante de inclusão e integração social, promove saúde, entre outros benefícios que a gente já conhece. Além disso, o 3x3 é uma modalidade mais simples de realizar que o 5 contra 5, é gostoso de jogar e já tem uma ligação social muito forte, isso tem tudo a ver com a FCB que é uma instituição que promove tanto o basquete quanto a Assistência Social. Será um belo caminho pela frente”, falou o presidente da FCB, Fábio Deschamps.

A expectativa é que o Circuito Catarinense de Basquete 3x3 envolva centenas de pessoas em todas as regiões do estado e as etapas também marcam a finalização da Clínica de Arbitragem, formando o quadro de oficiais da FCB na modalidade.

Santa Catarina é um dos estados que surge como referência na modalidade que faz sua estreia olímpica neste ano, em Tóquio, ganhando cada vez mais popularidade no mundo. Os catarinenses Jefferson Socas e William Weihermann são atletas da Seleção Brasileira e os grandes destaques do estado.

O acampamento, o Circuito e todas as ações do Basquete 3x3 da FCB são realizadas com o apoio da Trimania.

Foto e texto: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS