Noticias

Catarinenses da Seleção Sub-18 mostram o potencial do basquete 3x3 em SC 20/08/2021 7:15

Em dois meses, o início do basquete 3x3 na Federação Catarinense de Basketball já rende frutos e mostra todo o potencial do estado na modalidade. Ao longo desta semana, dois atletas catarinenses estão entre os oito convocados que participam do treinamento com a Seleção Brasileira de Basquete 3x3 Sub-18 para a Copa do Mundo de Debrecen, na Hungria, de 24 a 29 de agosto. Allison Wilhelms (Novo Basquete Itajaí) e Victor Hugo Roussenq (natural de Rio do Sul e atleta do Campinas Basquete Clube) são os dois representantes do estado no elenco que treina desde o dia 16 para a competição. Quatro vão para a Copa do Mundo. Os jogos terão transmissão ao vivo no Youtube da FIBA.

“É indescritível, qualquer atleta que pratica e que ama o basquete almeja chegar, seja no 5 contra 5 ou no 3x3, o mais importante é representar a seleção. É uma baita de uma oportunidade e só de estar entre esses oito atletas convocados pros treinos é uma grande vitória para todos os atletas que estão no grupo, todo mundo dando tudo de si e é gratificante poder fazer parte desse grupo”, falou Roussenq.

A semana é de treino intenso desde a apresentação na última segunda-feira (16), na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro. Depois dos testes iniciais e a integração entre os atletas, muito treino tático e uma rotina de aprofundamento das regras e dinâmicas do 3x3 para o Mundial. Porém, mais que a parte técnica, o que marca é a sensação de estar em uma seleção.

“Os primeiros dias estão sendo muito bons, a recepção da Comissão técnica foi muito legal, deixou a gente bem à vontade, uma relação de parceria bem boa entre os atletas e o sentimento de estar aqui pelo seu país é muito especial, significa muito para mim e vou trabalhar para que aconteça mais vezes”, falou Wilhelms.


Allison Wilhelms (bola) foi um dos semifinalistas Sub-18 da Etapa Estadual em Itapema (foto: Lucas Inácio / FCB)

Eventos que revelam talentos

Os dois atletas participaram do Acampamento de Basquete 3x3 promovido pela CBB, em Florianópolis, no início de julho. Com apoio da FCB, aquela foi a primeira atividade de quadra do Departamento da modalidade na Federação, lançado oficialmente no mês anterior . Nas semanas seguintes, atuaram também no Circuito Catarinensede Basquete 3x3 FCB 2021 , competição realizada durante cinco semanas em quatro regiões do estado com 584 atletas e 326 partidas disputadas nos dois naipes. Wilhelms atuou pelo NBI no Sub-18 e Roussenq por Rio do Sul no Sub-23. As duas equipes se classificaram na etapa regional e chegaram às semifinais estaduais de suas categorias.

“Sempre joguei 3x3 em Rio do Sul, geralmente aos fins de semana por lazer aqui no parque, desde mais novo, sempre foi uma modalidade presente na minha vida e tinha o conhecimento das regras e dinâmica de jogo, mas agora estou me aprofundando mais. É um jogo muito rápido, bem diferente do 5 contra 5, e é mais uma porta que se abre para investir futuramente”, completou Roussenq, cestinha da Etapa Estadual no Sub-23.

O 3x3 é um novo mercado que se abre para atletas, clubes, arbitragem e para o próprio basquete catarinense que já tem representantes na equipe adulta (Jefferson Socas e William Weihermann, campeões do Circuito pelo Academia do Basquete) e agora no Sub-18. A Federação Catarinense de Basketball (FCB) surge como uma das referências do país na modalidade que estreou na Olimpíada de Tóquio e já está confirmada para Paris 2024. A oportunidade de seguir carreira passa a ser realidade para o futuro de centenas de atletas, mas no momento, Allison e Victor Hugo mantém o foco na preparação e em contribuir com o melhor desempenho para o grupo.

“Os treinos são bem intensos, a prioridade foi de colocar o padrão de jogo no time e criar um entrosamento para nos conhecermos melhor em quadra. Por isso, minha expectativa é que a gente consiga manter o ritmo de evolução que estamos tendo até o início da competição, fazer um bom campeonato e eu espero oferecer minhas melhores qualidades para o crescimento do time”, completou Allison.


Victor Hugo Roussenq (bola) foi o cestinha Sub-23 da Etapa Estadual em Itapema (foto: Lucas Inácio / FCB)

SC presente na Seleção Sub-16 de basquete 5 contra 5

Além de Roussenq, outros dois xarás catarinenses estão na seleção, mas a Sub-16. Apesar de não atuarem mais em Santa Catarina, Vitor Hugo Farias Cardoso, (do SESI Franca-SP e revelado na ADIEE / Avaí) e Wictor Hugo da Silva Costa (do Pinheiros-SP e revelado no Joinville Blackstar) estão entre os 12 convocados para a AmeriCup, em Xalapa-MEX, entre os dias 23 a 29 de agosto. O Brasil ficou no Grupo A, ao lado de Argentina, Canadá e México. A Chave B ficou com Porto Rico, Chile, Estados Unidos e República Dominicana. Os quatro primeiros colocados conquistam vaga para a Copa do Mundo sub-17, em 2022.

Texto: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS