Noticias

Catarinense Tiago Splitter anuncia aposentadoria 19/02/2018 16:28

O catarinense Tiago Splitter, primeiro brasileiro a conquistar a NBA (liga americana de basquete), anunciou sua aposentadoria das quadras em entrevista publicada pelo site do canal Sportv, nesta segunda-feira, 19. O pivô de 33 anos não atuava há dez meses devido a uma lesão no quadril, a qual operou há dois anos e o tirou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por isso o atleta decidiu parar. Sua última partida foi pelo Philadelphia 76ers contra o New York Knicks, em abril de 2017 quando atuou durante 21 minutos e anotou 12 pontos.

Splitter começou sua carreira aos 10 anos atuando pelo S.R.E. Ipiranga, em Blumenau, onde jogou até os 16 anos, quando foi contratado para atuar no basquetebol espanhol e lá ficou por sete temporadas. Em 2008, foi eleito o 3º melhor atleta fora da NBA por diretores da própria Liga e, dois anos depois, foi eleito o MVP (prêmio de melhor jogador) da temporada regular e das finais da Liga Espanhola.

Na temporada seguinte, Splitter foi para o San Antonio Spurs, time da NBA que o draftara em 2007. Lá atuou por cinco anos e chegou a duas finais da Liga em 2013 e 2014, sendo campeão na segunda oportunidade e entrando para a história do basquetebol nacional.

Pela Seleção Brasileira, conquistou três Copas América, um Pan Americano e foi um dos responsáveis pelo ressurgimento do basquete do país com o 5º lugar nas Olimpíadas de Londres, 16 anos depois da última aparição.

Splitter continuará nos Estados Unidos onde estuda e desenvolve projetos na área da comunicação, formação de jogadores e treinamento. A Federação Catarinense de Basketball deseja boa sorte ao, agora, ex-atleta e o agradece por todos os serviços prestados ao basquete em quadra. Que venha muito mais.

Texto: Lucas Inácio / Assessor de Imprensa FCB

 

+ NOTÍCIAS