Noticias

Blumenau decide não viajar para jogos após dois casos de Covid-19 no elenco 07/05/2021 18:12

Com o objetivo de preservar a saúde das atletas e demais pessoas envolvidas, o KTO/Blumenau comunicou nesta semana que não irá atuar nos dois jogos previstos para esta semana nos dias 7 e 9 pela Liga de Basquete Feminino. O comunicado foi realizado nesta quinta-feira (8) em conjunto com diretoria, comissão técnica e, principalmente, departamento médico após duas atletas testarem positivo para Covid-19 no período de uma semana. Os jogos seriam contra Sampaio Basquete (MA) e Santo André (SP), respectivamente, ambos fora de casa.

O primeiro caso positivo foi no dia 29. O clube monitorou a situação e tomou todas as precauções cancelando os treinos e atividades desde então, porém uma outra atleta apresentou sintomas nessa semana, fez o teste e confirmou a doença. Com isso, todo o time refez os testes (todos negativos) e, por orientação médica, o elenco se isolou temendo a possibilidade de ser um falso negativo, adiou a viagem e mantém o monitoramento até o início da próxima semana.

“Quando nós tomamos a decisão de não irmos e comunicamos à LBF o porquê ficamos mais aliviados, pois tinha a possibilidade de alguém desenvolver a doença durante a viagem e pelo contato com as outras atletas e pessoas no avião, aeroporto, hotel, etc. As atletas estavam inseguras e nervosas. A Mariana (Camargo) é presidente da Comissão das Atletas e teve o cuidado de consultar as integrantes e suas equipes, é uma questão que requer muito cuidado, principalmente com a vida. Pode não acontecer nada, mas se acontecer é um dano irreparável, se a gente assume o risco não tem como voltar atrás e nós não poderíamos ir contra uma orientação médica, são linhas que não podem ser ultrapassadas. Preservar a saúde é a nossa prioridade”, falou o técnico João Camargo Neto.

Antes da decisão, a equipe também falou com todos os parceiros e patrocinadores (incluindo a Federação Catarinense de Basketball). A equipe está em isolamento desde a confirmação do primeiro caso e aumentou o período de resguardo com o segundo, tudo com acompanhamento da comissão técnica seguindo a orientação médica.

“Nós estamos treinando desde o dia 8 de fevereiro respeitando todos os protocolos e não tivemos nenhum caso, mas em apenas uma semana tivemos dois casos, então isso preocupou bastante a gente e temos que tomar todos os cuidados. Depois, com a liberação médica, é retomar as atividades aos poucos, voltando de forma gradual e segura para todos e todas”, concluiu o técnico.

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB
Foto: Vitor Bett / Blumenau

+ NOTÍCIAS