Noticias

Basquete 3x3 abre novas possibilidades para a arbitragem catarinense 06/07/2021 14:25

Desde a criação do Departamento de Basquete 3x3 da Federação Catarinense de Basketball (FCB), as atividades relacionadas à modalidade não param. No último fim de semana começaram as atividades de quadra com o primeiro Acampamento Sub-18 Masculino da CBB realizada em Florianópolis e, nos próximos cinco fins de semana, teremos o Circuito Catarinense de Basquete 3x3 FCB 2021 com quatro etapas regionais e uma final. E com tantos jogos, a modalidade se mostra como uma oportunidade também para os árbitros, com um novo campo de trabalho pela frente.

Mais de 70 oficiais de arbitragem, entre árbitros e oficiais de mesa, foram formados no curso da FCB em agosto de 2020 e agora, finalmente, terão a chance de atuar. O acampamento teve a arbitragem da Liga Metropolitana e orientação de Hélio Augusto dos Santos, árbitro catarinense do quadro nacional de basquete 3x3 e instrutor do curso em Santa Catarina.

“Os árbitros também vêm do basquete 5 contra 5, então há toda uma adaptação, uma nova filosofia de jogo, regras modificadas, é um esporte muito dinâmico e com exigências físicas diferentes. Então os árbitros têm que entender o jogo até para dar orientação aos atletas que estão começando. Aqui vimos um exemplo que muitos ainda passam a bola ao árbitro depois na jogada para fazer o check, mas esse não é o espírito do 3x3, é um jogo mais rápido, mas com o tempo e auxílio da arbitragem, o pessoal aprende”, falou Santos.

Veja mais fotos do Acampamento da CBB

A aprendizagem vem com o tempo e as competições. Algumas ligas regionais filiadas à FCB já realizam torneios de 3x3 e, com o início do circuito no próximo fim de semana, serão mais jogos para os atletas e para a própria arbitragem. Destacada como uma das melhores arbitragens do basquete do país, agora a FCB pretende levar essa expertise também para a nova modalidade.

“Nós temos bons profissionais, uma federação que apoia muito, então temos tudo para ter um bom quadro no cenário nacional e internacional do 3x3 como é no 5 contra 5. Poucos estados fizeram um curso de 3x3 como a FCB fez, hoje eu integro a comissão da CBB 3x3 com a Fernanda Sá (coordenadora de Arbitragem de Basquete 3x3) e o Enaldo de Souza (coordenador de Arbitragem da CBB), então suporte e material a gente tem, o que vai precisar é da dedicação dos árbitros e ver os eventos acontecendo, quanto mais clínicas e competições, melhor”, completou Hélio dos Santos.

O Circuito Catarinense de Basquete 3x3 FCB 2021 será realizado em seis categorias: Adulto, Sub-23 e Sub-18, Masculino e Feminino. A primeira etapa será a Sul, nos dias 10 e 11, em Criciúma. As demais são a Etapa Vale do Itajaí (16 a 18/07), a Etapa Oeste (23 a 25/07, em Joaçaba), Etapa Norte (30/07 a 01/08, em Joinville). Por fim, a Etapa Estadual, que define os campeões com os classificados das quatro regionais, será em Florianópolis, de 6 a 8 de agosto.

A expectativa é que centenas de atletas participem da competição que tem realização da Federação Catarinense de Basketball e das ligas regionais de basquete, em parceria com a Trimania.

Texto e fotos: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS