Noticias

Assistente da Seleção Feminina, João Camargo, fala sobre bronze na AmeriCup 21/06/2021 18:38

No último sábado (19), a Seleção Brasileira Feminina venceu o Canadá por 87 a 82 após em duas prorrogações e conquistou a medalha de bronze da AmeriCup, em San Juan, Porto Rico. A competição garantiu à seleção uma vaga para o pré-Mundial que será realizado em fevereiro de 2022, ainda sem data definida, enquanto o Mundial da Austrália está previsto para setembro do mesmo ano. A medalha de ouro ficou para os EUA que bateu as donas da casa na decisão.

Na comissão técnica, o basquete catarinense foi representado por João Camargo Neto, técnico do KTO/Blumenau na Liga de Basquete Feminino e um dos assistentes técnicos de José Neto na Seleção. Camargo falou sobre o desempenho da Seleção e os próximos passos da equipe no desenvolvimento do projeto.

“Eu acredito que o nosso trabalho foi vitorioso, foi um mês muito bom entre preparação e competição contra equipes preparadas e jogamos de igual para igual com todas, isso foi muito produtivo para nós. O que falta para subirmos nessa escala de qualidade, o elenco tem que chegar ainda melhor do que já está, isso foi conversado na avaliação final de forma propositiva e foi bem aceita porque elas sabem que podem fazer ainda melhor. Quando nós vencemos no Pan-Americano foi o suficiente, mas agora já não é mais, temos que procurar que cada atleta assuma o papel de protagonismo no seu clube e, com isso, quando se apresentar na seleção, chegue em um patamar mais elevado e tenho certeza que isso vai ocorrer”, falou Camargo que se mostrou confiante para a conquista da vaga para o Mundial.

No sábado, outra conquista de Camargo foi a Comenda do Mérito Desportivo de Santa Catarina , a qual recebeu na mesma turma que Paulo Montibello (in memorian), cerimônia referente ao ano de 2020. Agora o técnico volta ao trabalho com sua equipe que volta à quadra no domingo (27), contra Sampaio Basquete, dia 30 contra o Campinas e no dia 2 contra o Ituano.

“A Bruna Rodrigues (assistente) e a Gabriela Maas (preparadora física) tocaram o trabalho enquanto eu estava na Seleção, a gente estava em contato constante montando os treinamentos e orientando as atletas, então foi feito um bom trabalho. Estamos um pouco receosos porque temos uma maratona de seis jogos em dez dias, teremos que ter muito cuidado na rotação da equipe, pois vai ser exaustivo demais, com muita atenção para evitar lesões e desgastes. Com tantos jogos em sequência é difícil fazer uma avaliação precisa, mas confiamos que podemos continuar subindo de produção na competição”, concluiu o técnico.

A participação do KTO/Blumenau na LBF tem o apoio da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Trimania.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Foto: Divulgação / FIBA

+ NOTÍCIAS