Noticias
O árbitro catarinense Guilherme Locatelli vai para as Olimpíadas de Tóquio. A FIBA divulgou a lista dos 30 profissionais convocados, nesta quarta-feira (24), incluindo o árbitro do quadro da Federação Catarinense de Basketball que irá para seus segundos Jogos. Além de Locatelli, a árbitra Andreia Regina Silva (Federação Paulista) representa o Brasil na convocação.
Locatelli foi convocado em março de 2020 , mas com a pandemia o Comitê Olímpico Internacional definiu pelo adiamento do evento em um ano. Com isso, a FIBA desconvocou seus árbitros e árbitras, realizou novos testes e uma nova convocação. O maior evento esportivo do planeta começa em 23 de julho e termina no dia 8, uma semana antes do árbitro catarinense completar 40 anos.
Árbitro internacional desde 2010, além da Olimpíada do Rio, Locatelli já atuou três Copas do Mundo adultas (duas Masculinas e uma Feminina), quatro Copas do Mundo de categorias base, além de jogos de eliminatórias, sul-americanos, finais de Ligas Nacionais, entre outras competições. Uma trajetória de sucesso que o faz ser mais um representante importante do país na arbitragem mundial.
“Representar o Brasil novamente nos Jogos Olímpicos é motivo de muito orgulho e satisfação de continuar o legado que o país sempre teve nas competições internacionais de basquete na arbitragem pelo mundo. É uma história brilhante que vem se perpetuando desde a década de 60, me sinto hoje como um dos representantes disso e responsável por seguir com essa bandeira, quem sabe abrindo portas pra novos profissionais seguirem esse caminho e continuarem esse legado da arbitragem brasileira”.
A extensa carreira iniciou no Clube Doze de Agosto, em Florianópolis, quando atuava nas categorias de base do clube, e foi convidado para apitar um torneio infantil aos 14 anos. Aos poucos tomou gosto pelo apito e, aos 19 anos, trocou o time pela equipe de arbitragem, quando ingressou no quadro da Federação Catarinense de Basketball. Com a convocação, Locatelli fez questão de falar sobre os amigos e amigas do quadro Estadual de arbitragem que fazem parte da sua trajetória.
“Representar Santa Catarina é uma felicidade, foi onde eu comecei e é onde pretendo terminar. Comecei muito jovem e é aqui que encontro todas as pessoas que sempre me acompanharam em todos os momentos da minha carreira, momentos da minha vida pessoal e profissional, é o lugar onde eu encontro a família que torce por mim: tanto a minha família pessoal quanto a do basquete catarinense. Nós da arbitragem estamos sempre em contato, é uma equipe com muita qualidade e é muito bom saber que estão torcendo pelo meu sucesso e que eu posso contar com todos. Fico feliz em retribuir esse carinho e suporte com essa convocação, espero que essa história do nosso basquete continue ao longo dos próximos anos”.
Texto e foto: Lucas Inácio / FCB
- Com 10 times, FCB dá início à 13ª Copa SC Adulto Masculino na próxima quarta (8) 03/09/2021
- Conheça os quatro finalistas da Copa SC Sub-18 Masculino e da Taça FCB 30/08/2021
- S.R. Mampituba conquista a Copa SC Adulto Feminino em rodada emocionante 30/08/2021
- Basquete Transforma SC: parceria entre FCB e NSC chega para mostrar como o basquete muda vidas 25/08/2021
- Joinville recebe a Copa SC Adulto Feminino no fim de semana. Sub-18 Masc inicia fase de grupos 25/08/2021
- Com três catarinenses, FIBA anuncia árbitros e comissários brasileiros até 2023 24/08/2021
- Blumenau conquista a prata inédita na LBF e faz história no Basquete Catarinense 23/08/2021
- ACOB vence Copa SC Sub-20 Masculino invicto e Hunters fica com o ouro da Taça FCB 23/08/2021
- Blumenau volta ao Galegão tendo que vencer para sobreviver na Final da LBF 21/08/2021
- Catarinenses da Seleção Sub-18 mostram o potencial do basquete 3x3 em SC 20/08/2021