Noticias
Em uma final digna de infartar qualquer torcedor, o Basquete Blumenau venceu o Basquete Joinville neste sábado (10) e conquistou pela quarta vez o título do Campeonato Estadual de Basquete Adulto. Os times, que chegaram à decisão invictos, protagonizaram umas das finais mais emocionantes dos últimos anos. Ao fim, a equipe blumenauense venceu o adversário por 71 a 68. A decisão foi disputada no ginásio esportivo da Embraco, em Joinville.
Antes da final, Blackstar e Brusque Basquete realizaram a disputa do terceiro lugar. A equipe da casa fez grande partida e confirmou a boa campanha ao vencer os brusquenses por 89 a 79. A equipe do Blackstar ainda teve o cestinha do campeonato, o jogador Leandro, com 316 pontos. Já o destaque da competição foi Willian, do Joinville. Veja abaixo como foi a grande decisão.
APAB Blumenau 71x68 Basquete Joinville
Blumenau e Joinville mostraram em quadra o motivo de serem os únicos times que chegaram ao final four com 100% de aproveitamento ao realizarem uma grande decisão no ginásio de esportes da Embraco. O jogo era tão movimentado que o bom número de torcedores que prestigiou a final não podia nem piscar sob o risco de perder uma grande jogada e também a movimentação no placar. O equilíbrio e a intensidade das duas equipes ficou claro ao fim do primeiro período, empatado em 20 a 20.
Se no primeiro quarto o duelo foi lá e cá, no segundo continuou equilibrado, mas Blumenau passou a mostrar mais eficiência. Contando também com efetivos acertos nas bolas de 3, a equipe foi para o intervalo com 8 pontos de diferença: 45 a 37. Ao fim do terceiro período, apesar de Joinville encostar no placar por duas vezes, o time blumenauense ainda conseguiu ampliar a vantagem e ir para os 10 minutos finais com 9 pontos à frente: 53 a 44. Mas o melhor ainda estava por fim.
Empurrado pela torcida, a equipe joinvilense botou pressão para cima dos rivais no quarto período. A diferença caiu para apenas 2 pontos (59 a 61) faltando ainda quatro minutos para o fim. A bola que seria a da virada pegou no aro e a torcida joinvilense foi de vez à loucura com a possibilidade de reversão no placar.
Os tiros livres convertidos em sequência por Semmke e pelo americano Moody fizeram a Apab/Blumenau abrir 8 pontos e respirar novamente (67 a 59). Mas o duelo estava longe de ser definido. Com muita garra, Joinville voltou a encostar no placar, deixando a disputa dramática: 67 a 65, a 44 segundos do fim.
Quando Blumenau já tentava administrar o jogo, eis que um lance quase muda o rumo da taça. Semmke perdeu a bola no setor defensivo, mas levou sorte. Na sequência do lance, o arremesso joinvilense caprichosamente bateu no aro e não entrou. Para aumentar o drama da Apab, a equipe da casa ainda teve a posse da bola em uma falta na sequência, mas novamente desperdiçou a virada.
Foi aí que Moody, destaque do jogo, apareceu outra vez com frieza. Ele converteu dois lances livres a 16 segundos do fim e dilatou o placar: 69 a 65. Mas o drama não havia acabado. Joinville ainda conseguiu colocar uma bola de três e encostou de novo: 68 a 69. Porém, sem a posse de bola, o time do norte foi obrigado a apelar para a falta nos 10 segundos finais. O inspirado Moddy não perdoou. Ele mandou mais duas bolas na caçapa e fechou o confronto em 71 a 68 para os blumenauenses, campeões estaduais de 2018.
FCB comemora "grande final"
Ao fim do confronto, o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Oscar Archer, enalteceu a competição e a final realizada pelas duas equipes. "Fechamos o Estadual com o dever cumprido e felizes por esse ser o jogo de número 1400 feito pela federação na temporada. Uma grande partida, entre dois grandes clubes, com um bom número de torcedores acompanhando e uma presença significativa da imprensa fazendo a cobertura", celebrou.
Técnico campeão, Serjão destacou o esforço de todos os atletas, principalmente a atuação do americano Moddy, para a conquista. "Não quero individualizar o resultado, mas ele realmente foi fundamental na frieza dos lances livres, chamou o jogo no final. Estou muito satisfeito e orgulhoso desta molecada, um grupo muito jovem, que tem muitas competições pela frente ainda", ressalta.
O Campeonato Catarinense de Basquetebol Adulto foi promovido e organizado pela Federação Catarinense de Basketball, com apoio da Trimania.
Classificação final
1º Apab/Blumenau
2º Basquete Joinville
3º Blackstar
4º Brusque Basquete
Atleta destaque da competição:
Willian Weihermann - Joinville
Cestinha do campeonato
Leandro Silva - Blackstar - 316 pontos
Fotos e texto: Sidney Silva/EsporteSC/FCB
- Com 10 times, FCB dá início à 13ª Copa SC Adulto Masculino na próxima quarta (8) 03/09/2021
- Conheça os quatro finalistas da Copa SC Sub-18 Masculino e da Taça FCB 30/08/2021
- S.R. Mampituba conquista a Copa SC Adulto Feminino em rodada emocionante 30/08/2021
- Basquete Transforma SC: parceria entre FCB e NSC chega para mostrar como o basquete muda vidas 25/08/2021
- Joinville recebe a Copa SC Adulto Feminino no fim de semana. Sub-18 Masc inicia fase de grupos 25/08/2021
- Com três catarinenses, FIBA anuncia árbitros e comissários brasileiros até 2023 24/08/2021
- Blumenau conquista a prata inédita na LBF e faz história no Basquete Catarinense 23/08/2021
- ACOB vence Copa SC Sub-20 Masculino invicto e Hunters fica com o ouro da Taça FCB 23/08/2021
- Blumenau volta ao Galegão tendo que vencer para sobreviver na Final da LBF 21/08/2021
- Catarinenses da Seleção Sub-18 mostram o potencial do basquete 3x3 em SC 20/08/2021